Publicado em: 06/12/2024
A Diretoria Executiva de Projetos e Qualidade da Fundação do ABC anunciou, dia 5 de dezembro, a criação do Manual de Avaliação do Selo Interno da Qualidade e um aplicativo para utilização do Comitê Participativo de Qualidade da FUABC. O grupo é formado por 50 representantes da Mantenedora, Unidade de Apoio Administrativo, unidades gerenciadas e Centro Universitário FMABC que continuamente passa por treinamentos de qualidade e melhoria contínua em saúde. O anúncio foi realizado durante mais um encontro da Oficina de Qualidade da FUABC e contou com a participação do presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.
Os dois recursos foram desenvolvidos para auxiliar as unidades gerenciadas e Centro Universitário FMABC a avaliar processos, a fim de preencher os requisitos para obtenção dos selos internos de Qualidade da FUABC, divididos em ouro, prata e bronze. Atualmente, a FUABC é a primeira e única Organização Social de Saúde do Brasil a possuir um selo próprio de qualidade.
“Esse material, inspirado em diversas metodologias de qualidade nacionais e internacionais, não é apenas uma referência, é um convite para que todos se engajem em uma jornada de melhoria contínua. É uma ferramenta que empodera nossos colaboradores a identificar oportunidades de melhoria, a consolidar práticas seguras e a garantir que cada paciente receba uma assistência segura e de qualidade em todas as etapas do atendimento”, disse a Diretora de Projetos e Qualidade da FUABC, Gleice Girotto. O material será disponibilizado aos integrantes do comitê em formato digital e impresso.
Desenvolvido por meio de um extenso trabalho colaborativo, o manual oferece diretrizes práticas para que cada unidade possa avaliar, aprimorar e fortalecer seus processos de trabalho, com foco na construção de uma cultura de segurança e qualidade que valoriza o trabalho dos profissionais e prioriza o cuidado e a segurança dos pacientes. O objetivo é que o material seja um aliado estratégico no monitoramento e aprimoramento contínuo das práticas de qualidade e segurança, impactando diretamente no bem-estar dos usuários.
“Seguiremos aperfeiçoando a qualidade do serviço prestado pela FUABC com profissionalismo, inovação e tecnologia, à exemplo desta iniciativa que é maravilhosa. Uma ferramenta corporativa de qualidade que funciona como um caminho para a acreditação em muitos equipamentos de saúde. Não podemos, jamais, perder de vista os valores de excelência e qualidade que devem permear e nortear a instituição. Parabéns a todos os envolvidos”, disse o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.
APLICATIVO
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação da FUABC, o aplicativo atuará como importante ferramenta tecnológica para conferência on-line das fases cumpridas pelas unidades em busca da certificação interna. Desta maneira, a unidade conseguirá saber, de forma organizada e intuitiva, quais os passos necessários e faltantes para alcançar a certificação.
Por outro lado, a Diretoria de Projetos e Qualidade da FUABC terá acesso integral a todas as informações preenchidas e a pontuação alcançada pelas unidades, como forma de monitorar e assessorar as equipes no cumprimento das exigências técnicas que antecedem a emissão do selo interno. “Aceitamos o desafio e tentamos criar uma ferramenta intuitiva para facilitar o dia a dia de todos da área de Qualidade. Para que consigam fazer, de forma prática, todo o processo que envolve a auditoria interna e as respostas aos questionários. E, o mais importante, sem trazer custo às unidades”, explica o Diretor de T.I. da FUABC, Cléber Renato Soares. O aplicativo está em fase final de homologação e, no início de 2025, as equipes já poderão ter acesso à ferramenta.
OFICINAS
O anúncio das novidades foi realizado na abertura de mais uma Oficina de Qualidade da FUABC, ministrada em parceria com a Auguri Soluções em Saúde Coletiva, empresa especialista em desenvolvimento organizacional. O projeto educacional teve início este ano e consiste na capacitação contínua do Comitê Participativo de Qualidade da FUABC em oito encontros, que serão concluídos em 2025. Ao fim do programa, todos os participantes serão certificados e estarão aptos para desenvolver as estratégias em suas unidades. Entre os temas abordados ao longo do projeto estão auditorias internas e externas; manual da ONA (Organização Nacional de Acreditação); segurança do paciente e gestão de riscos; políticas obrigatórias; matriciamento, governança clínica e corporativa, entre outros temas.