Professores da FMABC apresentam trabalhos em congresso mundial de Cardiologia no México

Publicado em: 17/06/2016

Três docentes da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina do ABC acabam de retornar do México, onde representaram a instituição de ensino e apresentaram quatro trabalhos científicos. O professor titular Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas e os colaboradores Dr. Paulo Magno Martins Dourado e Dr. Luciano Pessoa estiveram neste junho na Cidade do México, no Congresso Mundial de Cardiologia e Saúde Cardiovascular organizado pela World Heart Federation (Federação Mundial do Coração).

No Congresso Mundial de Cardiologia na Cidade do México, Dr. Paulo Magno Martins Dourado, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas e Dr. Luciano Pessoa

No Congresso Mundial de Cardiologia na Cidade do México, Dr. Paulo Magno Martins Dourado, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas e Dr. Luciano Pessoa

O evento global reuniu especialistas em doenças cardiovasculares e profissionais de outras áreas da saúde com objetivo de compartilhar conhecimentos e construir soluções inovadoras. Foram 120 sessões sobre saúde cardiovascular e prática cardiológica destinadas a todos os profissionais de saúde e de saúde pública, que incluíram temas como síndromes coronárias agudas, distúrbios do ritmo cardíaco, insuficiência cardíaca, doença cardíaca congênita e fatores de risco nos jovens. “Os trabalhos que apresentamos no México foram desenvolvidos em cooperação com alunos de graduação da FMABC, orientados pelos docentes da disciplina. Foi uma grande oportunidade para mostrar ao mundo nossa produção científica, que conta com efetiva participação discente”, afirma o titular de Cardiologia, Dr. Antonio Carlos Chagas.

Durante o congresso mundial também houve o lançamento de um livro comemorativo, redigido a partir da colaboração de expoentes da Cardiologia de diversas partes do mundo. A única contribuição sul-americana foi da FMABC, com capítulo assinado pelos doutores Antonio Carlos Palandri Chagas e Paulo Magno Martins Dourado sobre “Doença Cardiovascular na Mulher”.

CHICAGO E PORTUGAL

No mês de abril, Dr. Chagas já havia levado o nome da FMABC a outros dois importantes eventos internacionais: a 65ª Annual Scientific Session, do American College of Cardiology (Chicago, Estados Unidos), e o Congresso da Federação das Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa (Vilamoura, Portugal).

Nos Estados Unidos, o titular da Medicina ABC coordenou sessão sobre “Sistemas de saúde no mundo emergente – lições aprendidas e os desafios futuros”. Já em Portugal, Dr. Chagas comandou a sessão científica “A aldeia global e os seus desafios para o cardiologista”, além proferir a palestra “A epidemia da obesidade: a batalha está perdida” – pela qual apresentou dados atuais de obesidade e sobrepeso na população brasileira, que já a coloca entre as cinco maiores do mundo, assim como as medidas para correção deste importante fator de risco para as doenças cardiovasculares. Entre os exemplos, destacou ações do Projeto Coração de Estudante, coordenado pela médica da disciplina de Cardiologia, Dra. Carla Lantieri, com colaborações da disciplina de Hebiatria e da Prefeitura de São Caetano do Sul.

HOMENAGEM DA SOCESP

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) promoveu entre os dias 26 a 28 de maio o 37º Congresso de Cardiologia, realizado no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Com o tema central “A Cardiologia Atual e Futura”, o evento contou com muitas novidades e inovações, além de homenagear a Liga Acadêmica de Prevenção às Doenças Cardiovasculares (LAPDCV) da Faculdade de Medicina do ABC pelas atividades desenvolvidas.