Unidades da FUABC integram evento nacional de sustentabilidade e saúde

Publicado em: 20/12/2024

17ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS) reconhece práticas sustentáveis de 10 unidades sob gestão da FUABC

 

As unidades de saúde gerenciadas pela Fundação do ABC foram destaque na 17ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS) 2024, que este ano teve como tema “Resiliência e Adaptação Climática no Sistema de Saúde Brasileiro: um caminho para equidade e justiça social.” Promovido nos dias 29 e 30 de outubro no Rio de Janeiro, o evento reuniu profissionais de saúde, gestores e especialistas de todo o Brasil e da América Latina. As unidades receberam reconhecimento de participação e menções honrosas por iniciativas relacionadas à promoção de saúde ambiental.

O evento certifica e reconhece diversas ações sustentáveis lideradas por serviços de saúde público ou privado. Neste ano, 10 unidades gerenciadas pela FUABC foram reconhecidas por seus projetos e engajamento em desafios. São elas: Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Santo André, Mauá e Itapevi, Instituto de Infectologia Emílio Ribas do Guarujá, Hospital da Mulher de Santo André, Complexo de Saúde de São Caetano do Sul, Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, Hospital Nardini de Mauá e Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba. As unidades mencionadas receberam reconhecimento de participação em estratégias como “Desafio Saúde pelo Clima”, “Desafio Resíduos” e “Desafio Energia”.

Os Desafios, ligados ao Programa de Hospitais Saudáveis (PHS), são programas gratuitos e fornecem orientações técnicas sobre temas relevantes para a gestão dos serviços de saúde, com foco em auxiliar hospitais, unidades e sistemas de saúde brasileiros a reduzir os impactos de suas operações, contribuindo com a saúde pública e ambiental.

Outras quatro unidades gerenciadas pela FUABC receberam menções honrosas por apresentar iniciativas exitosas na área de sustentabilidade: Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), com o projeto Redução de desperdício de alimentos no refeitório; Instituto de Infectologia Emílio Ribas do Guarujá (Os benefícios sustentáveis da radiologia digital); Hospital da Mulher de Santo André (Reflorestando o futuro: o impacto positivo no clima ao plantar uma árvore); e Hospital Estadual Mário Covas (Sustentabilidade e economia).

O EVENTO

O SHS 2024 é uma realização do Projeto Hospitais Saudáveis em parceria com Saúde sem Dano (Health Care Without Harm) e o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo. Com patrocínio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o evento trouxe discussões fundamentais sobre resiliência e adaptação climática no setor saúde, enfatizando a importância do engajamento de profissionais de saúde nas boas práticas de sustentabilidade. Ao todo, participaram do evento 180 participantes presenciais no primeiro dia e 220 no segundo, além da audiência on-line com a transmissão ao vivo do evento pelo YouTube.