Publicado em: 22/07/2016
Sob gestão da Fundação do ABC desde outubro de 2015, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do bairro Rodeio, em Mogi das Cruzes, realizou entre os dias 14 e 16 de junho o treinamento “Metas e Resultados”, destinado a todos os profissionais da unidade – incluindo colaboradores terceirizados. O objetivo foi reforçar as metas da unidade, descritas no contrato de gestão entre a FUABC e Prefeitura, assim como apresentar os resultados obtidos no primeiro quadrimestre de 2016.
“O ponto de partida para desenvolver a capacitação foi uma frase do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll: ‘Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve’. Buscamos formatar o treinamento sobre metas e resultados em sintonia com a visão da diretoria da UPA, que julga de extrema importância que todos os profissionais tenham conhecimento das metas organizacionais, consideradas instrumentos de direção para o alcance dos objetivos da unidade”, detalha o analista de Recursos Humanos da UPA, Marcus Fellipi de Araujo.
Durante a atividade, os colaboradores puderam esclarecer dúvidas e dar sugestões para melhorias de processos internos, que facilitem o alcance das metas. “Achei o treinamento muito importante e necessário para o melhor entendimento do fluxo e das metas a serem alcançadas no nosso dia a dia”, considerou o técnico de Enfermagem Adilson da Silva Júnior.
APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS
Entre os dados apresentados relativos aos trabalhos na UPA entre janeiro e abril deste ano esteve a produtividade da unidade. Ao todo foram 36.215 atendimentos e 22.260 exames, sendo 5.282 exames de imagem, 16.428 de análises clínicas e 550 eletrocardiogramas.
Outro destaque do período foi a taxa de atendimento a pacientes identificados com a cor verde na classificação de risco, cujo tempo máximo de espera é de 2 horas. A meta para esses casos, estipulada entre 80% a 100%, foi atingida em todos os meses, com índices variando entre 96,8% e 99,7%.
Já o tempo para execução da classificação de risco, que é contado desde a recepção até o atendimento do enfermeiro no acolhimento, também cumpriu a meta – estipulada entre 90% e 100% – em todo o quadrimestre, com índices entre 92,4% e 97,9%.