Publicado em: 06/08/2025
A tarde do dia 2 de agosto foi marcada por sorrisos e gestos de carinho na Clínica Pediátrica do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Antigo parceiro do hospital, o grupo voluntário Naninhas do Riso realizou a entrega de dezenas de “naninhas” – pequenos travesseirinhos em forma de bonecos feitos de tecido de algodão e enchimento macio – especialmente produzidos para oferecer conforto e acolhimento às crianças internadas.
A ação teve como objetivo proporcionar momentos de afeto e aliviar o ambiente hospitalar, muitas vezes desafiador para os pequenos pacientes. Além de funcionarem como travesseiros, as naninhas representam um símbolo de cuidado, segurança e empatia.
Produzidas artesanalmente por voluntários do grupo, as naninhas são confeccionadas com materiais seguros e coloridos, buscando trazer leveza e alegria ao dia a dia das crianças durante o tratamento. A entrega contou com a presença de colaboradores da Clínica Pediátrica do hospital e representantes do grupo.
“Temos essa parceria há cerca de oito anos, e toda vez que o grupo nos visita é uma festa na Pediatria. As crianças e as mães amam as naninhas. Elas já fazem parte do tratamento das crianças. Toda vez que as crianças internam, trazem consigo e se agarram às naninhas a cada procedimento dolorido. É uma forma de acolher e de diminuir o sofrimento que elas passam no período de internação”, disse a analista de humanização do HEMC, Lilian Ferreira Mattiello.
O Hospital Estadual Mário Covas agradece a parceria com o grupo Naninhas do Riso e reforça a importância de iniciativas como essa para humanizar o atendimento e tornar a experiência hospitalar mais acolhedora para os pacientes pediátricos.
NANINHAS DO RISO
O grupo Naninhas do Riso é uma iniciativa solidária da Paróquia Matriz de Santo André, onde voluntários se reúnem para costurar travesseiros coloridos feitos de tricoline 100% algodão e enchimento siliconado hipoalergênico. Os travesseiros são distribuídos para crianças em hospitais ou creches, levando um pouco de alegria e conforto em momentos de fragilidade. As ações do grupo já beneficiaram diversas instituições de saúde na região, como Hospital da Mulher de Santo André, Centro Hospitalar Municipal de Santo André, além do Mário Covas.