Publicado em: 22/08/2025
Médica pediatra, alergista e imunologista, a Dra. Anete Sevciovic Grumach é a mais nova professora titular do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). A docente foi aprovada na manhã desta quinta-feira, 21 de agosto, com nota máxima “10” no concurso para a cadeira de Imunologia Clínica, após apresentação de aula sobre Sinais de Alerta para Distúrbios Imunológicos.
Cargo máximo na hierarquia das disciplinas do curso de Medicina, o professor titular é responsável pela coordenação de todas as ações da cadeira, tanto no ensino como na pesquisa e na assistência. Para ocupar a função, é preciso perfil de liderança, capacidade de articulação e habilidade para lidar com conflitos, além de ser capaz de captar recursos para a instituição por meio da área de atuação.
Para concorrer ao cargo, é necessária a elaboração de currículo Lattes e de memorial – espécie de biografia focada nas experiências acadêmicas. No dia do concurso, o candidato apresenta aula em nível de graduação, sendo avaliado em relação à didática, postura, domínio do tema, uso de exemplos práticos, conexão do assunto com a experiência profissional, entre outros critérios. Terminada a explanação, o candidato passa por arguição durante aproximadamente três horas. Cinco membros de uma banca examinadora fazem considerações sobre o currículo/memorial e perguntas a respeito da aula. Os jurados se reúnem, emitem os pareceres, calculam a média geral e o resultado é apresentado em seguida.
A banca examinadora responsável pelo concurso de Imunologia Clínica foi presidida pelo Prof. Dr. Sidney Glina, titular de Urologia da FMABC. Ao seu lado estiveram: Prof. Dr. Dirceu Solé, titular de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Profa. Dra. Maria Marluce dos Santos Vilela, titular de Pediatria / Imunologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Prof. Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas, titular de Cardiologia da FMABC; e Prof. Dr. Elie Fiss, titular de Pneumologia da FMABC.
DISTÚRBIOS IMUNOLÓGICOS
Conforme as regras pré-estabelecidas, a Dra. Anete Grumach apresentou aula em nível de graduação sobre o tema Sinais de Alerta para Distúrbios Imunológicos. Entre os assuntos estiveram os objetivos da disciplina de Imunologia Clínica; reconhecimento dos distúrbios imunológicos; dez sinais de alerta para Erros Inatos da Imunidade; manifestações clínicas desses distúrbios; e novos sinais de alerta.
De maneira extremamente didática, a professora abordou as principais manifestações clínicas dos pacientes com Erros Inatos da Imunidade, detalhando cada uma das situações: infecções, alergias, autoimunidade, tumores e processos inflamatórios.
Outra situação levantada pela docente foi o fato de que a presença dos distúrbios imunológicos nas especialidades não é tão rara quanto se pensa – mas o diagnóstico precoce pode, sim, ser raro. “Apesar de não termos muitos estudos sobre a prevalência dos Erros Inatos da Imunidade, um dos trabalhos disponíveis indica um caso para cada 1.200 indivíduos, reforçando que essas doenças estão muito presentes no nosso cotidiano”, reforçou Grumach.
DESTAQUE ACADÊMICO
Dra. Anete Grumach é ex-aluna da FMABC, formada em 1979 pela 6ª turma do curso de Medicina. Livre-docente do Departamento de Clínica Médica e regente da disciplina de Imunologia Clínica até a aprovação no concurso, atua na graduação e como orientadora permanente na Pós-Graduação do Centro Universitário FMABC. Também responde, na instituição, pelo Laboratório de Imunologia Clínica e pelo Ambulatório de Alergia e Imunologia Clínica, certificado internacionalmente como Centro de Referência em Angioedema (ACARE), além de coordenar o Serviço de Referência em Doenças Raras, credenciado pelo Ministério da Saúde.
Traz no currículo outras atuações de destaque, entre as quais a de coordenadora do Departamento de Erros Inatos da Imunidade (2023-2024) e de Angioedema Hereditário (2025-2026) da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Também atua no Conselho Diretor de ACAREs, Centros de Referência Internacionais em Angioedema, e tem como áreas de pesquisa os Erros Inatos da Imunidade, com ênfase no sistema complemento e em angioedema hereditário.
Após a formação médica na FMABC, concluiu mestrado e doutorado no Departamento de Pediatria da FMUSP (1986 / 1990), pós-doutorado no Instituto de Imunologia da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e livre-docência na FMABC (2014). Tem títulos de especialista em Pediatria e Alergia e Imunologia. Revisora de diversos periódicos científicos, reúne 267 publicações, 101 capítulos de livros e oito livros publicados.

Professores Dirceu Solé, Elie Fiss, Antonio Carlos Palandri Chagas, Anete Sevciovic Grumach, Sidney Glina e Maria Marluce dos Santos Vilela