Publicado em: 11/09/2025

A Fundação do ABC concluiu em setembro o primeiro passo rumo à digitalização e modernização de seus processos internos de trabalho. Ao todo, 14 representantes de departamentos da Mantenedora participaram de um treinamento intensivo para utilização da plataforma Solar BPM, contratada junto à IMA (Informática de Municípios Associados), ferramenta que será adotada para centralizar e otimizar os fluxos de trabalho da instituição. A capacitação foi realizada entre 1 e 5 de setembro na sede administrativa da FUABC e no Centro Universitário FMABC, em Santo André.
O treinamento teve como objetivo principal preparar as equipes para a migração gradual de todos os fluxos operacionais, promovendo maior eficiência, transparência e controle na gestão de processos administrativos. O novo sistema ainda está em fase de homologação, conduzida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (T.I.) junto à empresa contratada, e contempla fases de treinamento técnico à equipe de T.I. e construção de fluxo automatizado dentro da solução.
A meta é digitalizar 100% das operações internas administrativas, como processos de compras, gestão de fornecedores, emissão de pagamentos, pareceres jurídicos, contratação e admissão de funcionários, solicitação de férias, entre outras atividades rotineiras. Os colaboradores treinados serão agentes multiplicadores do conteúdo ministrado em seus setores. Após a conclusão da implantação na Mantenedora, o objetivo é expandir o sistema às unidades gerenciadas.
Com carga horária de 40 horas, a capacitação foi ministrada pela consultora Marcia Silva. A atividade proporcionou uma imersão completa nos recursos da plataforma, com foco em aplicação prática, integração entre áreas e adaptação às rotinas institucionais.
A iniciativa reforça o compromisso da FUABC com a inovação e a excelência na gestão da saúde pública, investindo em soluções tecnológicas que ampliam a capacidade de resposta e potencializam a agilidade operacional. “A adoção da plataforma Solar BPM representa um avanço significativo na forma como conduzimos os nossos processos digitais. O treinamento foi fundamental para garantir que todas as áreas estejam preparadas para operar de forma integrada, eficiente e organizada”, destacou Cleber Renato, diretor de T.I. da FUABC.