UTI Pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro bate recorde em altas hospitalares

Publicado em: 11/09/2025

Para a coordenadora de enfermagem, número é resultado de trabalho em equipe e comprometimento

 

A Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI), do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos, gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, encerrou o mês de agosto com recorde em altas hospitalares.

No total foram 32 casos, sendo 31 altas e uma desospitalização – processo de transferência do paciente do âmbito hospitalar para um de menor complexidade – além de zero óbitos. Para a coordenadora de enfermagem do HGA, Ellen Karina, o número é resultado de um trabalho em equipe e de muito comprometimento com o paciente e a família.

“O trabalho das equipes multiprofissionais da UTI Pediátrica é de notável dedicação, competência técnica e sensibilidade no cuidado dos pacientes”, conta Ellen. “Cada profissional exerce um papel essencial, desde a precisão nos procedimentos até a atenção ao bem-estar emocional da criança e de sua família”.

HGA-FUABC

No Hospital Guilherme Álvaro, a Fundação do ABC responde pela gestão de 40 leitos de UTI Adulto (sendo 10 de UTI Cardiológica) e 10 de UTI Pediátrica, além de 26 leitos de enfermaria de Clínica Médica, Oncológica e Cirúrgica. A atuação também abrange o gerenciamento da Linha de Cuidado Materno-Infantil de Alto Risco, a gestão do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), anatomia patológica e hemodinâmica, assim como do Centro de Tratamento de Malformação Craniofacial (CTMC).