Emílio Ribas II participa do 1º Simpósio de Segurança do Paciente em Santos

Publicado em: 19/09/2025

Instituto apresentou técnicas de comunicação hospitalar e desafios na implantação de núcleos de segurança

 

Uiara da Hora Sousa, Richard Roger Correia Gonçalves e Juliana de Oliveira Moreira

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II (IIER2), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, participou em 17 de setembro do 1º Simpósio de Segurança do Paciente, promovido em Santos pela Prefeitura.

O encontro foi realizado no auditório da Escola da Saúde e reuniu gestores e profissionais da área para discutir práticas voltadas à qualidade assistencial e à segurança do paciente.

O coordenador do Núcleo da Qualidade do IIER2, Richard Roger Correia Gonçalves, ministrou a palestra sobre “Técnicas de Comunicação que Funcionam”, destacando a importância da comunicação clara e eficaz no ambiente hospitalar. Já a enfermeira Uiara da Hora Sousa, da Comissão de Segurança do Paciente da instituição, falou sobre os “Desafios para se implantar um Núcleo de Segurança do Paciente”, tema que gerou grande interesse entre os participantes.

O simpósio contou ainda com a presença do secretário municipal de saúde de Santos, Dr. Fábio Lopez, além de representantes de órgãos de classe e entidades ligadas à área. Entre eles, as conselheiras do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Profa. Sonia Angélica Gonçalves e Ivete Losada Alves Trotti, além de representantes da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp), Vilma Teresinha Marcondes e Jenny del Carmem Arcentales Herrera, todas enfermeiras.

De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é fortalecer a rede de colaboração entre instituições de saúde, incentivar a adoção de práticas mais seguras para pacientes em todas as fases do atendimento e fomentar a criação de uma política de segurança do paciente para o município de Santos.