Publicado em: 04/12/2025

Unidade faz campanha para conscientizar a população masculina a cuidar da saúde
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, reforça a importância do cuidado com a saúde masculina. Desde 2014, o programa “Filho que ama leva o pai ao AME” oferece aos homens da região acesso facilitado a serviços de saúde, incluindo consultas em cardiologia, urologia e enfermagem, além de exames laboratoriais e eletrocardiograma.
Ao longo de mais de uma década, a iniciativa já atendeu 9.473 homens. Para os meses de novembro e dezembro de 2025, o AME Mauá ampliou sua agenda com o objetivo de receber ainda mais pacientes e intensificar as ações de prevenção durante o Novembro Azul.
O paciente Túlio Marcos da Fonseca, atendido pelo programa, destaca a importância da iniciativa para combater a discriminação que ainda cerca os exames preventivos. “Eu acho muito interessante o programa porque muitos homens têm preconceito, o que é uma bobagem em pleno século 21 ter medo de fazer exame de próstata. A saúde masculina é tão importante quanto a feminina e a gente tem que se cuidar”, aconselha.
O AME Mauá é referência para atendimento médico de média complexidade à população da microrregião do Grande ABC, composta pelos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além de também atender Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema. Inaugurado em 2011, o equipamento da Secretaria de Estado da Saúde funciona em prédio com dois pavimentos e um anexo operacional, totalizando 3,2 mil m² de área construída.
Para agendar consultas para o programa “Filho que ama leva o pai ao AME”, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 0800-779-0000.