Publicado em: 29/12/2025

Em dezembro, cerca de 90 profissionais receberam treinamento sobre o Notifica FUABC
A Fundação do ABC realizou, nos dias 5 e 9 de dezembro, dois workshops dedicados à apresentação e capacitação sobre o Notifica FUABC, novo sistema corporativo de notificação de incidentes e não conformidades da instituição. Organizados pela Diretoria de Projetos e Qualidade, os encontros reuniram 88 profissionais que atuam na linha de frente da segurança do paciente em diferentes unidades gerenciadas pela fundação.
O Notifica FUABC é um módulo desenvolvido dentro do SIGMA, Sistema Interno de Gerenciamento, Monitoramento e Avaliação. Mais do que a apresentação de uma ferramenta tecnológica, os workshops marcaram um momento estratégico na consolidação da cultura de segurança, transparência e melhoria contínua na rede de saúde administrada pela instituição. A implantação do sistema simboliza um avanço na forma como a FUABC identifica riscos, aprende com os eventos e promove ambientes cada vez mais seguros para pacientes, usuários e colaboradores.
O primeiro workshop, realizado no dia 5 de dezembro, aconteceu no anfiteatro do novo prédio da Fundação do ABC, localizado na Rua Laura, no bairro Vila Bastos, em Santo André. O encontro contou com a participação de 31 profissionais que compõem o Núcleo de Segurança do Paciente do Contrato de Gestão São Mateus, Hospital Nardini, Poupatempo da Saúde de Santo André e Coordenação da Atenção Primária à Saúde de Santo André.