Publicado em: 04/02/2026

Programação acontece em diversas UBSs do município (foto: Divulgação/PMSBC)
Até o dia 6 de fevereiro, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Bernardo se mobilizam para realizar atividades em alusão à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A data foi instituída pela Lei Federal nº 13.798/2019, com realização anual na primeira semana de fevereiro, e objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez entre jovens.
“Nas unidades de saúde de São Bernardo serão realizadas rodas de conversa, palestras e apresentação de filmes, sempre como forma de promover ações educativas, de orientação e de ampliação do acesso aos serviços voltados à população adolescente, com foco no planejamento reprodutivo, na prevenção da gravidez não intencional e no fortalecimento da autonomia e do cuidado integral”, explica Maria Luiza Sobral, que integra o Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde.
A profissional relata que a gravidez na adolescência se configura como um relevante problema de saúde pública, por estar associada a maiores riscos clínicos, impactos psicossociais, evasão escolar e redução de oportunidades futuras, especialmente em contextos de vulnerabilidade social.
“Educação sexual integral e permanente, ampliação do acesso a métodos contraceptivos eficazes, incluindo preservativos e métodos de longa duração (DIU e implantes), qualificação do acolhimento e do atendimento confidencial aos adolescentes nas UBS, ações intersetoriais com educação, assistência social e comunidade e fortalecimento do vínculo dos adolescentes com a rede de proteção social estão entre as medidas que podem ser desenvolvidas no âmbito da Atenção Básica”, complementa.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destaca que a Atenção Básica é a porta de entrada do SUS (Sistema Único de Semana) e que ações de educação em saúde têm grande impacto positivo nos indicadores epidemiológicos. “O adolescente bem informado vai ter mais condições de se proteger, de planejar a sua vida adulta e fazer escolhas conscientes”, pontua.
Os endereços das UBSs estão disponíveis no site do Portal da Saúde de São Bernardo do Campo.