FUABC vence chamamento e assume gestão de leitos no Instituto de Infectologia Emílio Ribas de SP

Publicado em: 24/04/2026

Convênio prevê gerenciamento de 20 leitos de UTI e atuação assistencial em 56 leitos de Enfermaria

 

Equipe de Enfermaria

A Fundação do ABC (FUABC) venceu chamamento público do Governo do Estado de São Paulo para convênio com o Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER), na Capital, referência nacional no atendimento de doenças infecciosas. As atividades tiveram início em 23 de abril.

O convênio tem como objetivo a conjugação de esforços entre as partes, com a transferência de recursos estaduais destinados ao custeio do gerenciamento técnico e administrativo de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da organização da linha de cuidados médicos e da execução dos serviços assistenciais de enfermagem em 56 leitos de Enfermaria. A proposta busca ampliar e qualificar a assistência hospitalar, garantindo atendimento integral, humanizado e contínuo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, é reconhecido como um dos principais centros de referência do país no tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, com atuação histórica em epidemias e alta demanda assistencial de toda a Capital paulista e região metropolitana. Nesse contexto, o novo convênio com a FUABC reforça a capacidade operacional da unidade, com foco na segurança do paciente, continuidade do cuidado e eficiência dos serviços prestados.

Assim como em outros projetos conduzidos pela instituição, a implantação dos serviços será realizada de forma faseada, garantindo organização operacional e segurança assistencial desde o início das atividades. Nesta primeira etapa estão sendo ativados dez leitos de UTI e 28 leitos de enfermaria, com início da estruturação das equipes e dos fluxos assistenciais.

A segunda fase ocorrerá após 90 dias, com a ampliação para a totalidade prevista no convênio, alcançando 20 leitos de UTI e 56 leitos de Enfermaria. Nesse momento, a operação será consolidada com a plena execução da linha de cuidados, incluindo atuação de médicos diaristas, plantonistas e cobertura assistencial contínua, além da ampliação dos serviços de enfermagem.

Para o presidente da Fundação do ABC, Dr. Aldemir Humberto Soares, o novo convênio reforça a expertise da instituição na assistência de alta complexidade em infectologia. “A FUABC já possui experiência consolidada na gestão de serviços voltados ao atendimento de doenças infecciosas, com atuação reconhecida pela qualidade assistencial. A parceria com o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Capital, representa o reconhecimento desse trabalho e amplia nossa capacidade de contribuir com um dos mais importantes centros de referência do país”, afirma.

A experiência mencionada vem sendo construída ao longo dos últimos anos na Baixada Santista, onde a FUABC atua desde 2019 na gestão do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER2), no Guarujá – referência regional no atendimento a doenças infectocontagiosas. Em março deste ano, o serviço conquistou a certificação de qualidade ONA Nível 2 – Acreditado Pleno, resultado de um processo contínuo de aprimoramento assistencial, integração de protocolos, fortalecimento da cultura de segurança do paciente e de qualificação da gestão.

Time da UTI

GESTÃO DO CUIDADO

O escopo do convênio contempla a responsabilidade integral da FUABC pela coordenação, organização e execução das atividades assistenciais, incluindo o fornecimento de recursos humanos e operacionais necessários ao funcionamento dos serviços. A atuação envolve desde o gerenciamento dos leitos de UTI até a organização da linha de cuidados médicos nas enfermarias, com cobertura assistencial contínua, inclusive em períodos noturnos, finais de semana e feriados.

O plano de trabalho também prevê a adoção de protocolos assistenciais, integração entre equipes e foco permanente na segurança do paciente, em conformidade com as diretrizes do SUS e com as normativas aplicáveis às unidades de terapia intensiva. O modelo reforça a importância da assistência qualificada, da comunicação com pacientes e familiares e da continuidade do cuidado ao longo de toda a internação.

Com a celebração do convênio, a Fundação do ABC amplia sua atuação em serviços de alta complexidade, contribuindo para o fortalecimento da rede pública de saúde e para a qualificação do atendimento em um dos mais importantes institutos de infectologia do país.