Dr. Sidney Glina assume Urologia da Faculdade de Medicina do ABC

Publicado em: 22/12/2016

A disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC tem novo professor titular. Dr. Sidney Glina foi aprovado para o cargo máximo da cadeira em 9 de novembro, avaliado por banca de peso composta pelos doutores William Carlos Nahas (titular de Urologia da USP), Valdemar Ortiz (titular de Urologia da UNIFESP), Antonio Carlos Lima Pompeo (professor Emérito da FMABC), Caio Parente Barbosa (titular de Saúde Sexual, Reprodutiva e Genética Populacional da FMABC) e Adilson Casemiro Pires (diretor geral da FMABC e titular de Cirurgia Cardiotorácica).

Doutores William Carlos Nahas, Adilson Casemiro Pires, Sidney Glina, Antonio Carlos Lima Pompeo, Valdemar Ortiz e Caio Parente Barbosa

Doutores William Carlos Nahas, Adilson Casemiro Pires, Sidney Glina, Antonio Carlos Lima Pompeo, Valdemar Ortiz e Caio Parente Barbosa

Responsável pela coordenação de todas as ações da disciplina, tanto no ensino como na pesquisa e na assistência, o professor titular deve ter perfil de liderança, capacidade de articulação e habilidade para lidar com conflitos, além de ser capaz de captar recursos para a instituição por meio da área em que atua. Para concorrer ao cargo é necessária elaboração de currículo lattes e de memorial – espécie de biografia focada nas experiências acadêmicas. No dia do concurso, o candidato apresenta aula em nível de graduação, pela qual é avaliado em relação à didática, postura, domínio do tema, uso de exemplos práticos, conexão do assunto com a experiência profissional, entre outros critérios.

Terminada a explanação, o candidato passa por arguição durante aproximadamente 3 horas. Os cinco membros da banca examinadora fazem considerações sobre o currículo/memorial e perguntas a respeito da aula. Os jurados se reúnem, emitem os pareceres, calculam a média geral e o resultado é divulgado em seguida. A avaliação didática corresponde a 30% da nota, enquanto a análise e a arguição do currículo lattes e do memorial equivalem aos 70% restantes.

Novo titular da Urologia, Dr. Sidney Glina substitui Dr. Antonio Carlos Lima Pompeo, eleito professor Emérito da FMABC.

DESTAQUE ACADÊMICO

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1977), Dr. Sidney Glina traz no currículo residência médica em Cirurgia Geral (1978-1980) e em Urologia (1980-1983) no Hospital das Clínicas da FMUSP, onde também defendeu o doutorado em Medicina (1991). Atualmente é diretor administrativo do Projeto Alfa, coordenador do comitê de nominação da Sociedade Latino-Americana de Medicina Sexual, orientador permanente da Faculdade de Medicina do ABC e investigador do Programa de Pós-Graduação. Também integra o corpo clínico do Instituto H Ellis e dos hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês, Nove de Julho e Oswaldo Cruz. É membro do corpo docente da Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre, do conselho de orientação e administração da Associação Brasileira para o Estudo das Inadequações Sexuais, do comitê de história da Sociedade Latino-Americana de Medicina Sexual, entre outras atribuições. Tem experiência na área de Medicina com ênfase em cirurgia urológica, atuando principalmente em disfunção erétil, infertilidade masculina, reprodução assistida e incontinência urinaria.