Publicado em: 15/05/2026

Enfermeiros foram homenageados pelo empenho diário na função
O auditório do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura, sediou a abertura da Semana da Enfermagem 2026 com uma identidade visual que remete ao espírito de equipe da Copa do Mundo. O evento deste ano, realizado dia 12 de maio, carrega o lema “Enfermagem: o time que joga para salvar”, reforçando que, no campo da saúde, a vitória é medida em vidas preservadas e cuidado humanizado.
A cerimônia teve como eixo central a representação histórica da Enfermagem, promovendo um resgate da evolução da categoria. O encontro pontuou a transformação da profissão, que deixou de ser um suporte técnico para se tornar a espinha dorsal das unidades de saúde. Para dar vida a esse legado, estagiárias representaram figuras icônicas como Florence Nightingale, Mary Jane Seacole, Anna Nery, Clara Barton, Virginia Henderson, Wanda Horta e Calista Roy, destacando a força e a coragem intrínsecas à profissão.
A metáfora do futebol foi utilizada para ilustrar a necessidade de entrosamento e resiliência emocional, características intrínsecas aos enfermeiros, técnicos e auxiliares do centro hospitalar.
ESCALADOS PARA CUIDAR
O conceito da campanha “cuidar, proteger, acolher e salvar” reflete os valores que a Fundação do ABC e o CHMSA buscam fortalecer entre seus colaboradores. Durante a cerimônia, destacou-se que a enfermagem não joga sozinha. Ela depende de uma tática precisa fundamentada em cinco pilares: Valorização, Conhecimento, Cuidado, Excelência e Compromisso.
“Mais que uma data específica, a enfermagem representa o ‘coração e o pulmão’ do hospital todos os dias, e celebrar essa equipe por meio de momentos de união, como o clima de alegria da Copa do Mundo, é essencial para fortalecer a humanização. Esse evento busca aproximar os funcionários da gestão, permitindo que as dificuldades e satisfações sejam compartilhadas em prol do paciente”, afirma o diretor-geral do CHMSA, Dr. Willian Faria.
“Buscamos unir o resgate histórico da profissão ao simbolismo da Copa do Mundo para reforçar que somos, acima de tudo, um time que depende do apoio mútuo. Com o apoio da diretoria, garantimos que todos os nossos 685 funcionários fossem valorizados e contemplados, celebrando o real sentido de estarmos aqui”, apresenta a gerente de enfermagem, Valeria dos Santos.
PRÓXIMAS PARTIDAS
Nos dias 13 e 14 de maio, o “time” recebeu atividades in loco em parceria com a Nestlé. Já nos dias 15 e 18, o foco será o treinamento técnico de lavagem das mãos, essencial para manter a “defesa” do hospital intransponível contra infecções.
O encerramento ocorrerá no dia 19 de maio, com a presença de representantes do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), que discutirão os pilares éticos e políticos da profissão, garantindo que o time continue jogando dentro das melhores práticas e normas técnicas. “Tudo foi estruturado para não desassistir o paciente. No encerramento, além do debate técnico, faremos a entrega de prêmios para celebrar nossos profissionais”, finaliza a coordenadora dos Núcleos de Qualidade, Segurança do Paciente e Educação Permanente, Letícia Bordin.