Publicado em: 15/05/2026

Instituição oferta 110 atendimentos por semana em hidroterapia (foto: Eric Romero/PMSCS)
São Caetano do Sul começou na semana do dia 4 de maio os atendimentos em hidroterapia no Cuidar (Complexo Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Apoio e Reabilitação) Jorge Martins Salgado, gerenciado pela Fundação do ABC. E o serviço já é aprovado pelos pacientes, sejam pessoas com deficiência ou em reabilitação.
Emilene Pinto, de 48 anos, é mãe de Beatriz, de 12. A menina, aluna da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Luiz Olinto Tortorello, passou pela primeira sessão de hidroterapia em 8 de maio. Ela tem uma síndrome rara, a SYNGAP1, caracterizada pela deficiência intelectual e motora.
“A hidroterapia é essencial para ela estimular movimentos, para que ela não tenha perda. E, pelo que já pude perceber aqui no Cuidar, o atendimento é maravilhoso. Um espaço totalmente pensado no desenvolvimento de crianças e adultos”, afirmou Emilene.
Inaugurado em 25 de abril, o Cuidar absorveu os atendimentos do antigo CTNEN, dos centros de Fisioterapia e os serviços de Fonoaudiologia da rede municipal. Além disso, agregou novidades, como a hidroterapia, a terapia canabinoide, a fisiatria, a seletividade alimentar e o tratamento intervencionista para dor crônica.
No Cuidar, Beatriz também passa pela psicomotricista. Dentro da piscina, as sessões são conduzidas pela fisioterapeuta Vaneska Carvalho, especialista em hidroterapia. A capacidade é de 110 atendimentos por semana.
“Atendemos tanto pessoas com deficiência intelectual quanto com problemas ortopédicos. Nossa piscina foi projetada com todo o cuidado para oferecer o melhor atendimento”, destacou Vaneska. A piscina é aquecida, tem rampa de acesso e diversos outros itens de acessibilidade.
Com 2.450 m² de área construída, o Cuidar possui mais de 40 ambientes, como consultórios e salas de reabilitação e neurossensoriais, entre outros – cerca de 80 profissionais atuam no espaço.