Fundação do ABC assume a gestão do AME Mogi Guaçu

Publicado em: 01/07/2026

Unidade amplia acesso regional a consultas especializadas, exames diagnósticos e cirurgias ambulatoriais para população da Baixa Mogiana

 

Fachada do AME Mogi Guaçu

A Fundação do ABC (FUABC) venceu mais um chamamento público da Secretaria de Estado da Saúde, desta vez para assumir a gestão do Ambulatório Médico de Especialidades Mogi Guaçu “Benedito Darcádia”, o AME Mogi Guaçu – unidade estratégica da rede pública estadual na região da Baixa Mogiana. Com início em 1º de julho, o contrato de gestão contempla a ampliação e qualificação da assistência ambulatorial especializada, com foco em consultas médicas, exames diagnósticos, procedimentos terapêuticos e cirurgias ambulatoriais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado do chamamento foi publicado na edição do dia 13 de maio do Diário Oficial do Estado.

Inserido no Departamento Regional de Saúde (DRS) XIV – São João da Boa Vista, o AME Mogi Guaçu atende uma população regional superior a 330 mil habitantes, abrangendo inicialmente os municípios de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e Estiva Gerbi.

O novo contrato de gestão prevê a realização de 52,8 mil consultas médicas anuais em diversas especialidades, como cardiologia, endocrinologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia, gastroenterologia, pneumologia, urologia, mastologia e oncologia clínica. Também serão ofertadas 2,1 mil consultas não médicas, entre as quais de enfermagem, fisioterapia, farmácia clínica, nutrição, psicologia e fonoaudiologia.

Na área diagnóstica, o contrato prevê a realização de 14,2 mil exames anuais, incluindo mamografia, ecocardiograma, ultrassonografias, endoscopia, colonoscopia, entre outros. Além disso, o plano operacional estima a realização de 114,4 mil exames laboratoriais por ano e 2,5 mil exames de anatomia patológica e citopatologia.

Entre os diferenciais previstos no plano operacional estão a ampliação do pré-natal de alto risco, fortalecimento da linha de cuidado materno-infantil, expansão do atendimento pediátrico especializado e inclusão de especialidades como mastologia e oncologia clínica, reforçando a retaguarda regional e promovendo maior resolutividade assistencial.

A estrutura operacional também prevê integração regional por meio do SIRESP – Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo, utilização de prontuário eletrônico integrado, protocolos assistenciais padronizados e acompanhamento de indicadores de desempenho e qualidade. O contrato tem valor mensal de R$ 1,2 milhão.

EXPERTISE

Parceira estratégica do Governo do Estado de São Paulo, a FUABC já administra nove AMEs no Estado de São Paulo, com experiência consolidada na gestão de unidades de média e alta complexidade.

Para o presidente da Fundação do ABC, Dr. Aldemir Humberto Soares, a nova parceria reforça a expertise da instituição na gestão ambulatorial especializada. “A Fundação do ABC possui experiência consolidada na administração de AMEs em diferentes regiões do Estado, sempre com foco em qualidade assistencial, eficiência e integração regional do cuidado. Assumir a unidade de Mogi Guaçu, nosso 10º AME, representa ampliar nossa contribuição para o fortalecimento da rede pública de saúde e garantir atendimento especializado cada vez mais resolutivo e humanizado à população da região”, afirma.

O plano operacional também prevê o fortalecimento das ações de apoio matricial junto à Atenção Primária, a integração entre serviços hospitalares e ambulatoriais, a redução de filas e a otimização do acesso aos serviços especializados.

Integração com o setor de Gestão de Pessoas

ESTRUTURA

O AME Mogi Guaçu possui estrutura física com aproximadamente 1.717 m² de área construída, distribuída em 18 consultórios médicos, quatro consultórios não médicos, três postos de enfermagem, duas salas de procedimentos e 13 salas destinadas à realização de exames diagnósticos. A unidade conta, ainda, com sala de fisioterapia, farmácia, áreas administrativas, salas de apoio operacional, almoxarifado, central de abastecimento de materiais, rouparia, expurgos, vestiários, salas de espera setorizadas e área de acolhimento para pacientes e acompanhantes. Ao todo, são 113 colaboradores.

A proposta da FUABC também contempla programas permanentes de capacitação profissional, uso de ferramentas corporativas de gestão da qualidade e compliance, além de monitoramento assistencial contínuo para garantir eficiência, transparência e melhoria permanente dos serviços prestados pelo SUS.