Publicado em: 18/08/2017
O Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC) de São Bernardo conquistou dois prêmios na 15ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) – iniciativa do Ministério da Saúde. O evento em Brasília teve mais de 780 trabalhos inscritos em 15 categorias. O Complexo Hospitalar de SBC garantiu 1º lugar com o tema “Uso do QR Code como enfrentamento para o treinamento de técnicas de vigilância epidemiológica” e 3º lugar com “Associação entre fluxograma, PEP e tele monitoramento no êxito do enfrentamento da dengue”.
A disputa abrange variados temas de vigilância em saúde, com espaço para discussões atualizadas em relação ao panorama da saúde em todo o Brasil. No total foram premiadas 45 experiências bem-sucedidas e trabalhos de profissionais e serviços de Saúde do País.
Para o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple, a conquista reafirma a preocupação da cidade em relação à dengue. “O tele monitoramento mostrou-se uma ação importante para solucionar casos suspeitos de dengue Com isso, conseguimos notificar e orientar 100% dos casos em tempo oportuno, evitando, assim, complicações e óbitos”, explicou Reple.
Além do troféu, o HPSC conquistou R$ 70 mil em dinheiro para realizar melhorias na rede de Saúde. Para o diretor do Hospital, Carlos Antônio Fadel, a conquista dos prêmios é um grande incentivo para os profissionais da unidade. “Estamos realizando trabalho constante para melhorar a Saúde de São Bernardo. Ganhar esses prêmios é a constatação de que estamos seguindo o caminho certo”, apontou Fadel.
O anúncio dos vencedores foi em 30 de junho e São Bernardo foi o único município a conquistar dois prêmios. A 15ª Expoepi foi definida como etapa preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que ocorrerá em novembro.