Publicado em: 09/08/2013
Secretária Regina Maura afirma que gestão compartilhada trará especialistas criteriosamente selecionados do ponto de vista técnico
O prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, assinaram em 31 de julho convênio de Cooperação Técnica e Desenvolvimento Docente-Assistencial com a Fundação do ABC, entidade que desde janeiro de 2011 gerencia via Central de Convênios a Unidade Básica de Saúde Central do município.
Para o prefeito, a administração está honrando seus compromissos ao oferecer novos serviços e tratar com seriedade o orçamento público. “Celebrar este convênio entre Secretaria de Saúde e FUABC vai potencializar o atendimento. Teremos mais flexibilidade e agilidade na contratação de serviços e novos médicos. Estou muito feliz com os avanços na saúde.
Firmamos convênio com o Hospital São Cristóvão, estamos reorganizando nossos ambulatórios, realizando mutirões e ampliando a capacidade de atendimento com muita qualidade”, destacou Maranhão, que também anunciou a instalação de um circular – proposta da secretária de Saúde, que irá transportar pacientes aos hospitais e AMEs da região, agilizando o atendimento. Além disso, está prevista para a primeira quinzena de agosto a primeira parcela do Governo Federal destinada à construção de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento.
O presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, comemorou a ampliação do trabalho da organização em Rio Grande da Serra. “Apesar da FUABC estar presente em outros lugares, como cidades da baixada santista, o ABC é nossa casa e ficamos felizes em participar da transformação da saúde em Rio Grande da Serra. Estamos muito orgulhosos com a nova parceria. Nossa gestão será compartilhada com os gestores municipais”, destacou.
A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, explicou que o convênio é diferente do plano de trabalho que a secretaria já mantinha com a FUABC. “Até o momento, a parceria era somente com a UBS Central. Agora, tudo que a cidade precisar poderá ser feito via cooperação técnica. Vamos iniciar com agentes comunitários, que terão treinamento introdutório feito pela Fundação do ABC”, garantiu a secretária, que adiantou que também fará plano de trabalho em parceria para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
“Iniciamos com a estruturação dos serviços nesses primeiros seis meses de atividades e a saúde está evoluindo. As pessoas já percebem a diferença nas UBSs. Em breve teremos a UPA, Farmácia Popular, Caps e estamos pedindo Caps Álcool de Drogas. Para tudo isso, nossa grande parceira será a Fundação do ABC, que seleciona criteriosamente pessoas especializadas do ponto de vista técnico”.
Regina Maura disse ainda que nenhuma nova medida será adotada sem que a população tenha acesso. “Cada plano de trabalho, cada convênio firmado é apreciado pelo Conselho Municipal de Saúde”.
Parceria Docente-Assistencial
A parceria estabelece sistema de prestação de serviços em nível hospitalar, ambulatorial, de diagnóstico e terapêutico, a fim de aprimorar o atendimento do Sistema Único de Saúde e de desenvolver atividades de ensino e pesquisa voltadas à realidade e perfil epidemiológico do município. Além disso, busca implantar mecanismos de referência para organização da rede de serviços ambulatoriais e de internação de média e alta complexidade, assim com integrar atividades docentes-assistenciais na área da saúde.
A assinatura do convênio foi acompanhada por vereadores e equipe técnica da Fundação do ABC.