Semana Acadêmica do Curso de Psicologia aborda as mudanças frente à pandemia

Publicado em: 04/09/2020

Evento virtual reuniu docentes e especialistas em homenagem ao Dia do Psicólogo

O curso de Psicologia do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, organizou sua primeira “Semana Acadêmica” entre 25 e 27 de agosto, em homenagem ao Dia do Psicólogo (27 de agosto). Sob responsabilidade da professora e coordenadora do curso, Jamili Rasoul Salem de Souza, o evento ocorreu de forma on-line devido à pandemia de Covid-19, transmitido para 160 participantes pela plataforma Google Meet.

As palestras tiveram início com a coordenadora de Psicologia do Setor de Hebiatria da FMABC, Dra. Juliana Kesser Cordoni, também doutora em Ciências da Saúde, que abordou o tema “Saúde mental em tempos de pandemia”. No dia seguinte, foi a vez da psicóloga, especialista em psicanálise e doutora em Comunicação e Semiótica, Dra. Maria Madalena de Freitas Lopes, que trouxe a temática “A apreensão da criança em tempos de pandemia”. Já a diretora e fundadora do Centro Psicológico de Controle do Stress, Dra. Marilda Moraes Lipp, falou sobre “O Stress acarretado pela pandemia”. A Semana Acadêmica do Curso de Psicologia foi encerrada com a apresentação da psicóloga, psicopedagoga e doutora em Psicologia Experimental, Dra. Wanessa Garcia Santos Oliveira, sobre “Atendimento on-line na pandemia”.

“O ano de 2020 impôs a todos nós uma enorme quantidade de mudanças inesperadas com a substituição das aulas presenciais em aulas remotas e mudanças em todas as áreas: desafios econômicos, alterações de hábitos, pressões sobre relacionamentos, revisões de prioridades para o presente e novos olhares para o futuro. É neste repensar sobre um novo mundo que discutimos os novos rumos da Psicologia. É muito importante trabalharmos por uma prática psicológica atuante, comprometida com a formação acadêmica dos nossos alunos, para que possuam as habilidades e competências para exercer a profissão com dignidade, respeito e ética”, disse a coordenadora e professora do curso de Psicologia da FMABC, Jamili Rasoul Salem de Souza.

O CURSO

O curso de Psicologia da FMABC iniciou suas atividades em 2020 e forma profissionais que atuam na promoção da saúde e do bem-estar psicossocial, promovendo o desenvolvimento e a manutenção da integridade psicológica, com foco em direitos sociais. O processo de capacitação dos alunos está pautado em contextos generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, contemplando as competências necessárias no amplo leque das possibilidades profissionais da Psicologia, como atuação nas áreas de Educação, Clínica, Esportes, Hospitalar, Cultura, Jurídica e no setor de Recursos Humanos de empresas.

Referência nacional na área de Ciências da Saúde, a FMABC oferece estrutura de ensino privilegiada e conta com professores, mestres e doutores altamente qualificados e com vasta experiência em suas áreas de atuação. Os alunos e docentes também dispõem de vários laboratórios, centros de simulação, ambulatórios de especialidades e amplo campo de estágios.