4ª Oficina de Qualidade da FUABC debate gestão da saúde com indicadores

Publicado em: 22/03/2024

A Diretoria Executiva de Projetos e Qualidade da Fundação do ABC organizou em 20 de março a quarta Oficina de Qualidade junto às unidades gerenciadas. O encontro, vinculado ao Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da Mantenedora, ocorreu na sala de informática do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, e reuniu cerca de 40 profissionais dos serviços que atuam na área. O tema da oficina foi gestão da saúde com indicadores.

Ao todo, quatro unidades apresentaram resultados de iniciativas que estão sendo desenvolvidas e que já agregaram melhorias aos processos de trabalho nas áreas assistencial ou administrativa. São eles: Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André (Reações adversas às medicações de quimioterapia); AME Itapevi (Desafios e soluções: aprimorando notificações de eventos e não conformidades); Centro Universitário FMABC (Implantação Norma Zero: padronização documental e redução de desperdícios); e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rodeio de Mogi das Cruzes (revisão do protocolo de dor torácica).

Na oficina organizada em fevereiro, outras 13 unidades apresentaram suas ações de melhorias. O ciclo de atividades visa estimular o compartilhamento de boas práticas entre os serviços e padronizar orientações a partir de critérios técnicos supervisionados pela área de Qualidade da FUABC.

Após a apresentação das unidades, o gestor de processos da área de Governança da Fundação do ABC, Leandro Fragoso, conduziu palestra detalhada sobre gestão por indicadores, dividindo-os em quatro tipos: estrutura, processos, resultados e eficiência. Aplicando o conceito à área da saúde, o gestor debateu aspectos como custo por paciente, taxas de mortalidade, tempo de internação, gestão otimizada de leitos, entre outros temas. Também promoveu uma reflexão aos participantes e, ao final, abriu para dúvidas. “Por que um hospital precisa ter 400 indicadores, se com seis parâmetros vitais cuidamos de uma vida? Será que todos esses indicadores são vistos, compreendidos, monitorados? Existe alguma ação realizada em cima deles? Precisamos rever isso. O hospital é como um corpo humano que vai precisar de indicadores eficientes, principalmente relacionados à saúde, qualidade e tempo”, explica.

O PROGRAMA

Lançado em setembro do ano passado, o Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC oferece suporte técnico às unidades de Saúde para que estejam aptas a buscar acreditações de qualidade, assim como estimular o compartilhamento de experiências exitosas e boas práticas. Para isso, foram criados selos internos de avaliação de qualidade assistencial e administrativa instituídos pela própria Mantenedora. A expectativa é de que as acreditações nacionais e internacionais das unidades de Saúde sejam uma consequência da criação deste programa. O projeto conta com apoio da Presidência e da área de Governança Corporativa da Mantenedora.