5 de maio: Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Publicado em: 05/05/2023

Informação e prevenção são os melhores remédios

 

Hoje, 5 de maio, é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, data criada para alertar a população sobre a necessidade de utilização correta desses produtos, conforme a orientação de profissionais de saúde. Nesta ocasião, as autoridades sanitárias também chamam a atenção para os riscos da automedicação. A mobilização em torno do tema conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria para tratar sinais e sintomas de algum dano ou doença, sem orientação médica ou farmacêutica. Dessa forma, é importante não usar medicamentos indicados por outras pessoas, como amigos, vizinhos e parentes, mesmo que elas digam que tiveram os mesmos sintomas ou sinais.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a automedicação traz grandes riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até mesmo a morte. A receita médica é a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento.

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos tem justamente esses objetivos: alertar a população sobre os riscos, assim como ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. Além do agravamento de doenças, a automedicação pode promover a combinação errada de substâncias, com riscos de anular ou potencializar os efeitos dos medicamentos em uso.

Para evitar riscos à saúde, o paciente deve ler a bula do medicamento e usá-lo corretamente seguindo as recomendações de doses e tempo de tratamento. Em caso de problemas ou dúvidas sobre eventos adversos, interações medicamentosas ou outras, deve procurar um médico ou um farmacêutico.

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • Evite tomar medicamentos sem orientação de um profissional de saúde (médico, dentista, farmacêutico, entre outros).
  • Não tome medicamentos vencidos.
  • Não utilize medicamentos indicados para tratar outras pessoas.
  • Nunca compre medicamentos em feiras e camelôs.
  • Só compre medicamentos em farmácias e drogarias.
  • Exija sempre a nota fiscal da farmácia ou drogaria.
  • Guarde com você a nota fiscal, a embalagem e a cartela ou frasco do medicamento que está sendo usado. Eles são seu comprovante se você precisar registrar alguma queixa em caso de irregularidades.
  • Não compre medicamentos com embalagens amassadas, lacres rompidos, rótulos que soltam facilmente ou estejam apagados e borrados.
  • Guarde os medicamentos seguindo as orientações do fabricante.
  • Se o medicamento deixar de fazer efeito, procure imediatamente o médico.

Fontes: Ministério da Saúde / Anvisa / Fiocruz.