Abraço coletivo no Hospital Estadual Mário Covas reúne colaboradores

Publicado em: 15/10/2020

Objetivo é reforçar o compromisso com a segurança do paciente e o enfrentamento da pandemia

 

Iniciativa foi organizada dia 6 de outubro no entorno do hospital

O abraço simbólico voltou a ser utilizado no Hospital Estadual Mário Covas, desta vez para celebrar a união dos colaboradores e o empenho e compromisso de todos com o projeto “Segurança do Paciente”. No dia 6 de outubro, os funcionários foram convidados a “abraçar” o entorno do hospital sem que fossem interrompidas as atividades assistenciais ou administrativas. Cerca de 150 pessoas participaram do ato.

A iniciativa também tem relação com a pandemia causada pelo novo coronavírus e as mudanças impostas no comportamento social, entre as quais o isolamento. O abraço é considerado uma prática comum de agradecimento e estabelece uma relação de afeto entre as pessoas. A enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do hospital, Maria Isabel Malatesta, lembra da restrição do gesto em meio à pandemia. “Só após ficarmos sem os abraços percebemos o quanto eles são importantes. Os profissionais da saúde e instituições de saúde têm trabalhado incansavelmente para prestar assistência aos pacientes e superar os novos desafios. Esse ‘abraço’ simbólico em nosso hospital se estende a todos os profissionais de saúde e aos nossos pacientes e familiares”, explica.

Um dos organizadores do ato, o gerente de Qualidade e Processos, Rodrigo Brolo, acrescenta: “Em poucos dias, e impossibilitados de interromper as atividades, promovemos uma ação simbólica, mas repleta de significado, indicando que todos os profissionais de saúde e administrativos do hospital estão comprometidos com a superação das dificuldades que o momento impõe e determinados a garantir a segurança dos pacientes e de seus familiares”.

Ao participar do abraço, o diretor-geral do HEMC, Dr. Desiré Carlos Callegari, agradeceu a mobilização dos colaboradores e destacou a missão e o compromisso social da instituição de saúde.

HISTÓRICO

Antes da retomada da construção e conclusão das obras do que até então seria o Hospital de Clínicas do ABC, representantes de todos os segmentos da sociedade do ABC, profissionais liberais e da área da saúde, comerciantes e entidades se mobilizaram durante semanas para abraçar as obras paralisadas do hospital. O objetivo era chamar a atenção das autoridades e pressioná-las a retomar a construção da unidade. Em 2001, finalmente, o Hospital Estadual Santo André foi entregue, posteriormente rebatizado “Mário Covas”.