Ação de saúde em São Mateus reunirá catadores de materiais recicláveis

Publicado em: 11/08/2016

A Fundação do ABC e a Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus, por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, organizam no próximo sábado (13 de agosto), das 9h às 14h, a 11ª edição do Projeto Catadores Saudáveis, que terá lugar no entorno da UBS/AMA Jardim Conquista III e Igreja Sagrado Coração de Jesus, em São Mateus, na Zona Leste da Capital. A iniciativa objetiva a promoção da saúde junto a catadores de materiais recicláveis, aproximando essa população dos equipamentos de saúde e valorizando o trabalho que desenvolvem.

Além do atendimento médico, haverá pintura de carroças, entrega de materiais de segurança, atividades sociais, ambientais e culturais

Além do atendimento médico, haverá pintura de carroças, entrega de materiais de segurança, atividades sociais, ambientais e culturais

Além dos atendimentos médicos e de outros profissionais de saúde, estão programadas atividades como pintura de carroças pelo Núcleo de Ações Socioculturais Ativista (Coletivo N.A.S.A.), orientações para prevenção da dengue, leptospirose e sobre cuidados com os animais, entre outras ações sociais, ambientais e culturais. Também haverá entrega de itens de segurança pelo Pimpex Catadores Saudáveis São Mateus, que integra o movimento Pimp My Carroça – entidade que luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da “invisibilidade”, promovendo a autoestima e desenvolvendo ações criativas que utilizam o graffiti para conscientizar, engajar e transformar.

“A maioria da população ainda não vê os catadores de materiais recicláveis como agentes de mudança ambiental. Entretanto, eles exercem esse papel fundamental na cidade, pois coletam toneladas de resíduos semanalmente. Dessa forma, além do trabalho de saúde direcionado a esses trabalhadores, também buscaremos valorizá-los, mostrando à sociedade sua real importância”, explica Sandro Nicodemo, coordenador ambiental da Fundação do ABC para o convênio São Mateus e membro do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, que completa: “O Projeto Catadores Saudáveis acredita exatamente nisso e busca fortalecer a ideia de que pequenas pessoas, em pequenos lugares, fazem grandes mudanças”.

O Projeto Catadores Saudáveis de São Mateus teve início em 2012, por iniciativa da Unidade Básica de Saúde Jardim Conquista III. Por meio de articulação local, outras duas unidades de saúde foram envolvidas no trabalho, assim como conselhos gestores, lideranças e comerciantes locais. O primeiro encontro contou com 15 catadores beneficiados e inspirou as edições seguintes. Atualmente já foram realizadas 10 edições, espalhadas por São Mateus, Sapopemba, Cidade Tiradentes e Santo André, totalizando atendimentos a quase 200 catadores.

SERVIÇO:

As atividades do Projeto Catadores Saudáveis ocorrerão no próximo sábado, 13 de agosto, das 9h às 14h, no entorno da UBS/AMA Jardim Conquista III e Igreja Sagrado Coração de Jesus (Travessa Somos Todos Iguais, 330, Jardim da Conquista, São Mateus – SP).