Ação no Hospital da Mulher reforça importância da higienização das mãos

Publicado em: 24/05/2013

Iniciativa dias 27 e 28 de maio lembrará Dia Mundial da Higiene das Mãos. Hábito simples previne doenças e reduz infecções

Em comemoração ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e comemorado em 5 de maio, profissionais do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, realizarão dias 27 e 28 de maio ação educativa estimulando boas práticas de higiene das mãos, que contribuem para a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários.

Segundo a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Camila Boen Zanguetin Migliani, a iniciativa busca aumentar a adesão de colaboradores e usuários às boas práticas de higienização das mãos, que visam a prevenção e redução de infecções. “A lavagem das mãos é reconhecida mundialmente como medida simples, porém muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde”, ressalta Migliani.

Direcionada aos colaboradores, visitantes e pacientes, a ação ocorrerá no anfiteatro do hospital e contará com palestras e apresentação de vídeos sobre o tema. Segundo Camila Migliani, apesar de ato simples, a lavagem das mãos deve ser sempre lembrada e incentivada pelos profissionais e serviços de saúde: “Com a mobilização, o hospital têm a oportunidade de conscientizar pacientes, familiares e de relembrar aos profissionais da saúde procedimentos simples que devem ser adotados”, conclui.

Sobre o Hospital da Mulher

Fundado em agosto de 2008 pela prefeitura de Santo André, em parceria com a Fundação do ABC dentro do modelo de Organização Social de Saúde (OSS), Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” é hoje o maior centro de referência em saúde da mulher da região, com atendimento qualificado, equipamentos modernos e profissionais especializados.

Possui 116 leitos, incluindo Maternidade, salas de emergência e de parto natural, incubadora climatizada, Unidade Neonatal, UTI Adulto e Centro Cirúrgico. Oferece mais de 6 mil exames mensais, tudo isso em área construída de mais de 7mil m² .

O Hospital da Mulher realiza constantemente atividades voltadas aos colaboradores, reforçando sua vocação e o compromisso de cuidar da saúde.