‘Ação Saúde’ zera fila de consultas de otorrinolaringologia

Publicado em: 01/11/2017

Prefeito José Auricchio Júnior acompanhou o mutirão

A Prefeitura de São Caetano realizou em 28 de outubro (sábado) edição do programa “Ação Saúde” em otorrinolaringologia. Das 750 consultas agendadas, foram feitos 515 atendimentos. Houve 235 faltas. Com esse mutirão, a Secretaria de Saúde anunciou que foi zerada a fila por essa especialidade no município.

Os atendimentos ocorreram das 8h às 17h no CEM (Centro de Especialidade Médicas) Samuel Klein, no Bairro Fundação, e mobilizaram 29 médicos – sendo 14 pela manhã e 15 à tarde.

O prefeito José Auricchio Júnior, que acompanhou a ação, afirma que a Prefeitura não está medindo esforços para trazer os serviços de saúde à normalidade. “Este trabalho visa a melhorar a qualidade no atendimento e reduzir o tempo de espera para um prazo razoável”, diz o prefeito.

No mutirão de otorrino, São Caetano zerou a fila de espera de consultas na especialidade, que se dedica ao tratamento das doenças que acometem ouvido, nariz e garganta. “Realizamos três ações dessa especialidade e com sentimento de satisfação, pois no início do ano o prefeito nos pediu que zerássemos as filas de espera de consultas e outros atendimentos”, comenta a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Ainda segundo a secretária, o “Ação Saúde” continua a todo vapor. “As próximas especialidades serão endocrinologia, oftalmologia, neurologia e pequenas cirurgias. Vamos fazer de tudo para até o final do ano zerar a fila de espera na Saúde de São Caetano do Sul”, afirma Regina Maura.

TRANSPORTE GRATUITO

Em São Caetano, quem precisa ir a qualquer unidade da rede municipal de saúde pode contar com transporte exclusivo para esse fim: o Circular Saúde. O serviço, realizado por vans, é oferecido gratuitamente pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 16h.

A linha liga o Hospital Municipal Maria Braido a todas as UBSs e também a centros de tratamento especializado, como a USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente) e o CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e aos CISEs (Centros Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade). São duas vans com capacidade para 13 pessoas cada, que se alternam no itinerário (enquanto uma faz o percurso de ida, a outra volta).

Além dessas duas vans circulando pelas unidades de saúde da cidade, a Prefeitura também oferece um micro-ônibus, com capacidade para 20 pessoas, que transporta pacientes ao Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Também de segunda a sexta, ele parte às 7h da manhã do Hospital Maria Braido e circula de hora em hora até às 16h.

Para utilizar esses serviços, basta aguardar em uma das paradas do Circular Saúde. Cada paciente pode levar um acompanhante. Segundo Gilson Santos, coordenador de Transporte da Secretaria, os circulares – tanto o municipal quanto o intermunicipal – recebem cerca de 900 pessoas cada um, em média, mensalmente.

Há ainda um terceiro serviço de transporte específico para levar e buscar pacientes ao Hospital Dia do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), localizado à Rua dos Castores, 60, Bairro Mauá. Esse serviço conta com uma lista de passageiros pré-definida (os pacientes que fazem tratamento no Hospital Dia), mas pode incluir outros passageiros se houver lugar, mediante agendamento com dois dias de antecedência.