Alunos da FMABC conquistam 1º lugar em congresso de Clínica Médica

Publicado em: 23/11/2018

Acadêmicos de Medicina venceram na categoria “Tema Livre” do
primeiro Congresso Interligas de Clínica Médica de São Paulo

 

Felipe Mingorance Crepaldi, aluno do terceiro ano do curso de Medicina

A Faculdade de Medicina do ABC ocupou lugar de destaque na primeira edição do Congresso Interligas de Clínica Médica de São Paulo (ICLIM-SP), realizado em 10 de novembro no Campus Pinheiros da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Os acadêmicos da FMABC conquistaram primeiro lugar no “Prêmio Antônio Carlos Lopes de Incentivo a Criação Científica”, na categoria “Tema Livre”, com o trabalho “Associação entre as patologias das vias áreas inferiores e superiores e poluentes ambientais em moradores próximos a áreas industriais no Estado de São Paulo”.

Ao todo, participaram do evento 18 ligas de grandes faculdades de Medicina. Com objetivo central de transmitir e trocar conhecimentos, o Interligas teve como tema central “Emergências Clínicas”, abordado por profissionais de renome da área médica – professores e doutores de diversas especialidades e universidades.

O trabalho premiado da FMABC esteve sob orientação da professora de Endocrinologia, Dra. Maria Angela Zaccarelli Marino, que há cerca de 30 anos realiza pesquisas sobre diversas patologias relacionadas à poluição atmosférica. Assinam o estudo os alunos de Medicina: Felipe Mingorance Crepaldi, Mayara de Cassia Benedito, Liya Serikawa Sato, Rafaela Tiemi Iwamoto Vicentin, Maria Laura dos Reis Leitão, Marina Alves Pinto, e Pedro Ivo Sanches.