Alunos de Medicina retomam postagens no “ABC da Pediatria”

Publicado em: 17/05/2019

Página é feita por alunos do 4º ano de Medicina, monitores da disciplina de Pediatria

Temas frequentes relacionados à saúde infantil, dúvidas dos pais e as situações mais comuns envolvendo a Pediatria e a Puericultura são o foco de alunos de Medicina do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) no “ABC da Pediatria” – canal on-line com postagens periódicas no Facebook e Instagram. A iniciativa teve início em abril de 2018 e permaneceu ativa até novembro. Em abril deste ano as postagens foram retomadas.

O ABC da Pediatria é feito por alunos do 4º ano de Medicina, monitores da disciplina de Pediatria, e está sob responsabilidade da coordenadora da Monitoria de Pediatria, Dra. Maria Regina Domingues de Azevedo, e da vice-coordenadora, Dra. Fabíola Isabel Suano. Médicos residentes e professores de diversas áreas também contribuem, conforme os temas a serem abordados. Por meio das redes sociais, o objetivo é passar orientações confiáveis, baseadas em evidências científicas, e esclarecer dúvidas de pais, responsáveis e educadores de bebês, crianças e adolescentes, assim como dos próprios pacientes, demais acadêmicos e profissionais da saúde.

“Novos conteúdos são postados a cada 15 dias. Tudo é elaborado pelos alunos e conferido pelos professores, garantindo a confiabilidade das informações. Além disso, procuramos utilizar uma linguagem simples, que permita o entendimento de todos os leitores”, explica o aluno do 4º ano de Medicina e monitor da disciplina de Pediatria, João Vitor Porfirio.

O ABC da Pediatria é uma atividade acadêmica e de extensão, que leva ao aprendizado a partir de pesquisas bibliográficas e orientação dos docentes sobre os temas em desenvolvimento. Além do conhecimento técnico adquirido, o projeto também possibilita a vivência prática com o público nas redes sociais, permitindo que os estudantes entendam as principais dúvidas, demandas e os questionamentos mais frequentes. Neste ano, por exemplo, já foram realizadas diversas postagens detalhando aspectos da meningite e também a respeito da campanha nacional de vacinação contra a gripe.

Interessados podem acompanhar as postagens no Facebook pelo @pediatriaabc e no Instagram pelo @abcdapediatria. Vale ressaltar que, seguindo os preceitos da ética médica, esses espaços on-line não realizam consultas individuais e têm somente o intuito de divulgar conteúdo informativo ao público.