Alunos de Medicina têm aula de Cardiologia com Dr. Marcelo Jatene

Publicado em: 17/10/2014

Estudantes do 4º ano de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC participaram em 12 de setembro de aula com o professor de Cirurgia Cardíaca Pediátrica da Universidade de São Paulo, Dr. Marcelo Jatene. O convite partiu do professor titular da disciplina de Cardiologia, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas, e da docente da instituição – e também irmã do convidado –, Dra. Ieda Jatene, que participou auxiliando na apresentação.

Dr. Marcelo utilizou mais de 30 peças de corações reais para ministrar a aula sobre anatomia cardíaca e detalhar as principais cardiopatias congênitas. “Esses tipos de cardiopatias mereciam pelo menos 6 meses de aulas exclusivas, mas infelizmente a carga curricular das escolas é apertada. Por essa razão, é bom que os alunos tenham essa aproximação”, afirmou Dr. Jatene, que acrescentou: “Nesse tipo de atividade você enxerga melhor os defeitos. Não é só uma aula com apresentação de slides. Os alunos podem manipular. É mais real, quase um workshop. A aula fica mais lúdica e eles podem parar e fazer perguntas. Então eu mostro e não apenas explico verbalmente. Os alunos podem ter aprendizado mais sólido e fixar melhor as informações”, sintetizou o convidado.

Além de docente da FMUSP, Dr. Marcelo Jatene é diretor de Cirurgia Cardíaca do Instituto do Coração (Incor) e gestor de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do Hospital do Coração, em São Paulo.