Alunos do Ensino Fundamental terão aula de genética em laboratório real da Medicina ABC

Publicado em: 30/04/2014

A Faculdade de Medicina do ABC receberá em 7 de maio (quarta-feira), das 9h às 12h, cerca de 20 estudantes de Ensino Fundamental da escola Terra Mater. Os jovens trocarão as salas de aula por laboratórios práticos de ensino e de atendimento no campus universitário em Santo André, no ABC Paulista, em visita que servirá, inclusive, como extensão às aulas de ciências.

Entre os destaques programados para a data está a extração de DNA do morango. “Escolhemos o morango pois a quantidade de DNA é muito maior em comparação com a dos humanos, o que possibilita a visualização a olho nu”, explica a orientadora permanente e vice-coordenadora de Pós-graduação da FMABC, Dra. Bianca Bianco, que detalha: “Será uma aula totalmente interativa, pois queremos a participação dos alunos. Primeiramente vamos macerar de 2 a 3 morangos. Em seguida aplicaremos produtos caseiros como detergente, álcool e sal, que simularão as substâncias utilizadas normalmente em laboratório. A partir de então será possível extrair e visualizar o DNA da fruta”.

Os estudantes da Terra Mater também terão acesso aos microscópios do setor de Genética e Reprodução Humana, onde verão em detalhes cromossomos, cujas sequencias possibilitam desvendar o código genético humano. “Discutiremos a genética de forma abrangente. Explicaremos as aplicações práticas a partir da extração do DNA, que pode ser feita em qualquer organismo, como nos testes de paternidade e na produção de alimentos transgênicos, por exemplo”, completa Dra. Bianca Bianco.

 

Simulação de Atendimento de Urgência

Reanimação do paciente vítima de acidente e aplicação de técnicas de ressuscitação na parada cardiorrespiratória também serão situações compartilhadas na prática com os alunos da escola Terra Mater. Sob orientação dos estudantes da Liga de Trauma da FMABC, os jovens vestibulandos simularão em bonecos atendimentos de urgência e emergência.

Outro destaque da visita ocorrerá no prédio de Anatomia, onde haverá aula prática em cadáveres sobre o sistema respiratório. “Escolhemos essa aula pois a escola informou que é justamente o tema que os estudantes estão desenvolvendo em sala. Será uma oportunidade excelente para confrontarem o conteúdo curricular com a aplicação do conhecimento”, aponta professora Renata Aranha, gerente acadêmica da Medicina ABC.

 

Escolha profissional

A visita da Terra Mater faz parte de projeto da Faculdade de Medicina do ABC batizado “Tudo dá certo se a escolha é certa”, cuja finalidade é contribuir na escolha profissional de jovens em idade escolar, antecipando o período de prestar vestibular. A iniciativa possibilita que os alunos vivenciem experiências reais de profissões na área da saúde.

 

No processo de escolha da carreira é natural que o estudante tenha dúvidas e inseguranças em relação ao curso de preferência. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apenas 5% dos estudantes brasileiros que prestam vestibular têm certeza do curso que desejam fazer. São naturais questionamentos sobre mercado de trabalho, atuação profissional, acesso às faculdades, dificuldades e desafios da profissão, assim como habilidades necessárias para desenvolver determinadas funções.

Dessa forma, o projeto da Faculdade de Medicina do ABC promove a aproximação entre candidatos, faculdade e mercado de trabalho. Além de simulações, professores e estudantes universitários acompanham o trabalho a fim de tirar dúvidas e explicar a dinâmica das carreiras em exposição.

Outra preocupação do projeto “Tudo dá certo se a escolha é certa” é a aproximação entre acadêmicos da faculdade e alunos dos ensinos Fundamental e Médio. “Queremos que os alunos da FMABC sejam responsáveis pelo atendimento e condução das atividades, considerando que estão mais próximos da realidade daqueles que pretendem ingressar no curso superior”, explica Renata Aranha.

 

Serviço

A Faculdade de Medicina do ABC fica na Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André (SP). A vista da escola Terra Mater ocorrerá em 7 de maio (quarta-feira), das 9h às 12h, com participação de aproximadamente 20 estudantes de Ensino Fundamental.