Alunos do Ensino Fundamental visitam FMABC

Publicado em: 22/03/2013

Faculdade de Medicina do ABC recebe jovens para simulação de primeiros-socorros e tour pelo campus universitário

Reanimação do paciente vítima de acidente e aplicação de técnicas de ressuscitação na parada cardiorrespiratória foram algumas das situações compartilhadas na prática com 22 alunos de Ensino Fundamental da escola Terra Mater, de São Bernardo, na última quarta-feira (20 de março). Realizada entre 9h e 12h, a iniciativa fez parte da primeira simulação da Faculdade de Medicina do ABC dentro do projeto “Tudo dá certo se a escolha é certa”, cuja finalidade é contribuir na escolha profissional.

Os 22 estudantes da Terra Mater são do 9º ano do Ensino Fundamental e tiveram acesso a áreas e espaços específicos da graduação, entre os quais o prédio da técnica cirúrgica e a morfologia – onde ocorrem as aulas de anatomia. Além de tour completo pelas dependências da faculdade, puderam acompanhar procedimentos de primeiros socorros em simulação de atendimento de urgência no Laboratório de Habilidades. Os próprios acadêmicos de Medicina conduziram a visita e detalharam a vida universitária, tirando dúvidas desde a época em que se preparavam para o vestibular até os estágios supervisionados e vivência prática na profissão.

Apesar de piloto, o projeto de trazer jovens do Ensino Fundamental e Médio para conhecer experiências reais da profissão já conta com 10 escolas inscritas. A expectativa é de que a ação seja permanente na FMABC, com um dia da semana dedicado ao atendimento de instituições públicas e privadas. Além disso, a partir da próxima simulação estarão disponíveis outras áreas da saúde para escolas interessadas, entre as quais Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Saúde Ambiental.

“Temos alunos que não faziam ideia do que é ser médico, enquanto outros diziam que seguiriam a profissão para manter uma tradição na família. Essa novo programa da faculdade é muito bom para esclarecer diversos pontos sobre a profissão e ajudou a mostrar que o médico trabalha em equipe, de forma multidisciplinar. O que a Medicina ABC está oferecendo não é uma simples visita, é uma oportunidade de escolha”, garantiu a diretora da Terra Mater, Vilma Russo.

Escolha profissional: No processo de escolha da carreira é natural que o estudante tenha dúvidas e inseguranças em relação ao curso de preferência. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apenas 5% dos estudantes brasileiros que prestam vestibular têm certeza do curso que desejam fazer. São naturais questionamentos sobre mercado de trabalho, atuação profissional, acesso às faculdades, dificuldades e desafios da profissão, assim como habilidades necessárias para desenvolver determinadas funções.

Dessa forma, o projeto da Faculdade de Medicina do ABC pretende promover a aproximação entre candidatos, faculdade e mercado de trabalho. Além de simulações, professores e estudantes universitários acompanham o trabalho a fim de tirar dúvidas e explicar a dinâmica das carreiras em exposição. A ideia é receber sempre uma escola por visita, com grupos reduzidos e atendimento personalizado.

Outra preocupação do projeto “Tudo dá certo se a escolha é certa” é aproximar alunos do Ensino Fundamental e Médio aos acadêmicos da faculdade. “Queremos que os alunos da FMABC sejam responsáveis pelo atendimento e condução das atividades, considerando que estão mais próximos da realidade daqueles que pretendem ingressar no curso superior”, detalha a gerente acadêmica da FMABC e coordenadora do projeto, Renata Aranha, que acrescenta: “Criamos a ação com intuito de expor as habilidades necessárias em cada carreira disponível na instituição e a importância social das profissões, além de apresentar a infraestrutura fundamental para boa formação acadêmica. Dessa forma, esperamos oferecer subsídios aos alunos para que tenham mais condições de avaliar a escolha profissional”.