Alunos e professores da FMABC participam de mutirão contra a dengue em São Bernardo

Publicado em: 12/02/2025

Ação foi realizada em parceria com a Prefeitura

 

Equipes da FMABC acompanharam agentes comunitários e o Secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Dr. Jean Gorynchtein

Estudantes e professores do Centro Universitário FMABC participaram, dia 8 de fevereiro, de um mutirão organizado pela Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo com o objetivo de conscientizar a população sobre a dengue e identificar e combater possíveis focos do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença.

A atividade de extensão envolveu alunos dos cursos Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que acompanharam os agentes comunitários e o secretário municipal de saúde do município, Dr. Jean Gorynchtein, nas visitas às residências localizadas nos bairros do Alvarenga, Baeta Neves e Planalto.

 A ação também foi monitorada por professores do Centro Universitário, que ajudaram a organizar as equipes e apoiaram os estudantes nas visitas com os agentes de saúde. Ao visitar as casas e receberem a devida autorização dos moradores, as equipes verificaram possíveis pontos de água parada e locais que possam facilitar a proliferação do mosquito.

A escolha dos bairros foi feita levando em conta os indicadores de notificações de casos suspeitos e confirmados. Além do apoio do Centro Universitário FMABC, a ação especial de combate à dengue engloba o Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias, o Centro de Controle de Zoonoses, o Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde e a pasta de Serviços Urbanos. As equipes auxiliaram na limpeza dos possíveis focos e utilizaram repelentes e inseticidas para reforçar o combate.

Além da ação realizada no sábado, a FMABC conta também com um comitê de contingenciamento, prevenção, diagnóstico e tratamento da dengue, que realiza ações periódicas para criar materiais de divulgação, informar a comunidade que frequenta o campus universitário sobre sintomas e formas de prevenção, além de fiscalizar e neutralizar os pontos de proliferação do mosquito.