Alunos viajam para Espanha, México e Chile no Programa Santander Ibero-Americana

Publicado em: 16/01/2015

Parte dos alunos contemplados com bolsas de estudos no Programa Santander Ibero-Americana já está de malas prontas para embarcar neste início de 2015 para a Espanha, México ou Chile. Abrangente aos cursos de Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Gestão em Saúde Ambiental e Fisioterapia, o edital 2014-2015 selecionou 11 estudantes da Faculdade de Medicina do ABC, sendo que os primeiros já realizaram o intercâmbio no segundo semestre de 2014.

Trata-se de parceria que garante o financiamento dos estudos nas principais universidades de países de língua espanhola, em intercâmbio com 3 meses de duração. Ao todo foram 10 bolsas no valor de R$ 9.774 e uma extraordinária de R$7.782,30.

“No Programa Santander Ibero-Americana, os estudantes participam de aulas específicas e demais atividades referentes à cada graduação, pertinentes ao curso que estão matriculados na faculdade de origem, com aulas em ambulatórios e laboratórios, por exemplo”, explica a coordenadora de Iniciação Científica da FMABC, Denise Maria Christofolini, que completa: “A experiência é única e bastante importante na formação dos estudantes. Além disso, ganhamos notoriedade no exterior com o programa e despertamos interesse de estudantes de outros países em realizar intercâmbio na Medicina ABC”.

Os alunos que já viajaram em 2014 foram para o México. É o caso de Karen Cristina Martins Santos, que acaba de concluir a graduação em Nutrição. “Durante o período de intercâmbio ganhei experiência profissional e cultural. Ouvir as pessoas falando espanhol 24 horas fez com que eu adquirisse maior conhecimento e fluência do idioma. Conheci diferentes lugares e pessoas. O México é um país exuberante e os mexicanos são muito acolhedores. Aprendi a conviver com uma cultura muito diferente da brasileira e a ficar longe da família, que é a parte mais difícil. Vivi experiência enriquecedora, que levarei para sempre comigo”, descreve Karen, que realizou intercâmbio de agosto a novembro na Universidad Autónoma de Sinaloa, na cidade Culiacán, Estado de Sinaloa.

Outra aluna de Nutrição que esteve na instituição de ensino mexicana foi Elis Regina Ribeiro Zacariotto. Segundo a estudante, foi uma experiência incrível: “Tive contato com pessoas, culturas, comidas, festas, lugares e educação diferentes do Brasil. O convívio com pessoas de costumes diferentes, a prática de se organizar sozinha dentro de um país em que você não conhece nada, a importância da administração do dinheiro para o controle financeiro, o aprendizado de outro idioma e o amadurecimento foram fatores relevantes para essa experiência, que me ajudaram não apenas pessoalmente mas como profissional. Também mostraram a importância de minha profissão e o quanto deve ser valorizada. Recomendo a todos. É uma grande e inesquecível lição de vida. Além disso, minha família também teve papel importante nas conversas e nos conselhos. Apesar da distância, eles estiveram sempre presentes do outro lado da telinha me apoiando”, revela Elis Regina, que também se formou no final de 2014.

A próxima seleção do Programa Santander Ibero-Americana ocorrerá neste ano, com abertura do edital 2015-2016 prevista para meados de junho.