Ambulatório de Nutrição da FMABC oferece atendimento gratuito à população

Publicado em: 16/02/2018

Cerca de 80% dos casos atendidos correspondem a diabetes, obesidade e hipertensão

 

Consultas ocorrem todas as quartas-feiras, entre 13h30 e 18h, no prédio central da Faculdade de Medicina do ABC

O Ambulatório de Nutrição da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) oferece semanalmente atendimento gratuito à população com consultas e acompanhamento para avaliação nutricional. Em 2017 foram feitos 239 atendimentos no ambulatório, ativo desde 2010 e que funciona no campus universitário da Av. Lauro Gomes, 2.000, em Santo André.

O serviço funciona todas as quartas-feiras, entre 13h30 e 18h, no Prédio Central da FMABC, onde são atendidos idosos e adultos. Não há atendimento para crianças. O ambulatório também funciona como campo de estágio para estudantes de Nutrição. No local, além de três estagiárias que atendem de forma supervisionada, atuam três residentes em Nutrição e a nutricionista coordenadora do ambulatório, Fernanda Borges Carlucio da Silva.

Docente do curso de Nutrição da FMABC, a profissional alerta que cerca de 80% dos casos atendidos no ambulatório correspondem a diagnósticos de obesidade, hipertensão e diabetes. “Oferecemos atendimentos gerais, especialmente para auxiliar e orientar a perda de peso, fundamental para controlar e tratar essas doenças. Caso o paciente necessite de acompanhamento, é orientado a retornar em novas consultas mensalmente”, explica.

Para ter acesso ao ambulatório é preciso passar por consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde mora ou ser encaminhado por algum dos ambulatórios da FMABC, mediante disponibilidade de vagas. O serviço também atende aos usuários idosos encaminhados pelo setor de Gerontologia da FMABC. Todos os pacientes também são acompanhados pela rede municipal de saúde do Grande ABC.