AME de Sorocaba busca certificação ONA

Publicado em: 26/02/2021

Unidade atende a moradores de 48 municípios da região

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba, gerido pela Fundação do ABC, retomou as tratativas para conquistar a acreditação nível 1 junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

A certificação “ONA 1 – Acreditado”, que tem validade de dois anos, é concedida às unidades de saúde públicas ou privadas que cumprem ou superam 70% dos padrões de qualidade e segurança estipulados pela entidade. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

“O processo que já vinha sendo desenvolvido, agora, foi retomado. Por isso, o setor de Qualidade do AME Sorocaba realizou visita técnica na unidade do AME Santo André, que também pleiteia a certificação e já possui todos os seus processos dentro dos padrões da FUABC. O primeiro esboço de cronograma foi apresentado tendo como meta a certificação ainda em 2021. Com a força estratégica de uma entidade como a FUABC, benchmarking interno e alto comprometimento dos gestores locais, temos expectativas bastante positivas quanto à rapidez do processo”, explica a Assistente de Qualidade do AME Sorocaba, Caroline Machado Rosa.

A ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a organização trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente. Além da ONA 1, as demais certificações emitidas pela entidade são “ONA 2 – Pleno” e ONA 3 – Acreditado com Excelência”.

A UNIDADE

O AME Sorocaba foi inaugurado em dezembro de 2013 e tem por objetivo atender com alta resolutividade ao déficit regional de serviços em regime ambulatorial. Recebe usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênio IAMSPE e abrange 48 municípios da região, totalizando 2.457.760 habitantes de cidades como Sorocaba (658 mil habitantes), Itu (169 mil), Itapetininga (160 mil) e Tatuí (120 mil).

A assistência é voltada à investigação diagnóstica e orientação terapêutica nos ambulatórios clínicos, e resolução cirúrgica nos ambulatórios cirúrgicos. A unidade oferece 5.200 consultas médicas mensais – ou 62.400 no ano – divididas entre primeira consulta, interconsulta e consulta subsequente. São 24 especialidades médicas à disposição da população. Com centro cirúrgico próprio, o AME Sorocaba realiza 5.460 cirurgias ambulatoriais por ano.

Anualmente são aproximadamente 180 mil exames auxiliares de diagnóstico e terapêutica. O equipamento de saúde conta com 21 consultórios, salas de apoio clínico, posto de enfermagem, recuperação, procedimentos e exames. Além disso, são oito leitos de observação, três salas cirúrgicas e três leitos de recuperação pós-anestésica.