AME de Sorocaba celebra campanha ‘Outubro Rosa’

Publicado em: 28/10/2022

No mês de outubro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba realizou algumas atividades referentes à campanha Outubro Rosa para conscientização em relação à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para o público externo, a unidade focou na divulgação do programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, iniciativa que visa realizar exames de mamografia gratuitos em pontos alternativos do Estado. O andar térreo, por onde os pacientes acessam a unidade, também foi decorado com adereços rosas.

Para os colaboradores, foi realizada dia 26 de outubro palestra sobre “Saúde da Mulher” com a coordenadora de Enfermagem da unidade, Talita Freitas. Na ocasião, as equipes foram incentivadas a usar camisa ou algum adereço rosa.

“As ações de saúde promovidas durante a campanha proporcionam um impacto positivo nos cuidados com a saúde da mulher. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), 65% das mulheres na faixa etária alvo para rastreamento do câncer de mama realizaram o exame de mamografia em 2021. Se as mulheres não realizarem os exames preventivos quando não há sinal e sintoma de alterações na mama, a chance de identificar um nódulo no início diminui. Hoje, em nossa unidade, proporcionamos aos colaboradores este momento para orientação dos cuidados necessários com a saúde. Juntos pudemos refletir sobre a mitigação de fatores de risco no desenvolvimento de doenças com a prática de hábitos de vida saudáveis e a importância da realização de exames em caráter preventivo”, disse a coordenadora de Enfermagem.

Além disso, para colaboradoras acima de 40 anos, foram agendados em parceria como SEDI II exames de mamografia na própria unidade. Por fim, foram realizadas a gravação e divulgação de vídeos com as enfermeiras do serviço sobre câncer de mama (causas, sintomas, sinais, etc) e sobre a importância da mamografia e do autoexame. Os vídeos foram disponibilizados no mesmo dia da palestra de “Saúde da Mulher” na TV corporativa e WhatsApp para todos os colaboradores.