AME de Sorocaba recebe novos equipamentos de endoscopia e colonoscopia

Publicado em: 13/04/2023

O AME de Sorocaba recebeu, neste mês, oito novos equipamentos para realização de procedimentos de endoscopia e colonoscopia. A aquisição foi intermediada pela Secretaria de Estado da Saúde, que encaminhou os novos aparelhos à unidade no dia 11 de abril. São quatro unidades de gastrovideoscópio e quatro de colonovideoscópio.

De última geração, os equipamentos apresentam tecnologias avançadas que proporcionam maior precisão e qualidade nos procedimentos realizados. O gastrovideoscópio é utilizado em exames gastrointestinais e entrega uma visualização detalhada do esôfago, estômago e duodeno. Também possibilita a realização de biópsias e tratamentos endoscópicos. Já o colonovideoscópio é destinado aos exames de colonoscopia e permite a visualização de toda a extensão do cólon, desde o reto até o ceco, além de realizar biópsias e remoção de lesões, como pólipos.

A aquisição destes equipamentos para o AME Sorocaba é um avanço significativo na qualidade dos serviços oferecidos à população. “A obtenção destes aparelhos representa um investimento na qualidade dos serviços prestados à população, permitindo a realização de procedimentos endoscópicos com maior precisão e segurança”, disse a diretora-geral do AME Sorocaba, Dra. Andréa Uzal Cruz.

A expectativa é de que os equipamentos sejam colocados em uso em breve, após o término da instalação do software e dos treinamentos das equipes médica e de enfermagem.