Cuidando de Quem Cuida: AME Itapevi celebra Semana da Enfermagem

Publicado em: 24/06/2022

A Semana da Enfermagem do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi foi realizada entre os dias 9 e 13 de maio. A temática deste ano foi: “Cuidando de Quem Cuida”, com o intuito de chamar a atenção para a importância do autocuidado, saúde mental e bem-estar dos profissionais de Enfermagem, especialmente no contexto da pandemia.

A Comissão de Eventos da unidade programou diversas atividades durante a semana. Entre elas, um concurso cultural que premiou a melhor frase da equipe de Enfermagem sobre o autocuidado. A frase vencedora foi da técnica de enfermagem Cristiane Rocha Teixeira: “A enfermagem é a arte do cuidar. Estamos presentes em todos os momentos da vida. Desde o nascimento até a morte as nossas mãos te tocam”.

Outra ação realizada foi a palestra com a temática do autocuidado, ministrada pela Supervisora de Enfermagem do Hospital Geral de Itapevi, a enfermeira Vânia Aparecida de Castro. Com objetivo de gerar momentos de aprendizagem, também foram organizadas duas oficinas artesanais: “Sais de Banho” e “Chaveiro de jacarés de miçangas”.

Para o encerramento da Semana, a unidade organizou um café da manhã para os colaboradores e abriu um espaço chamado “Sala das Sensações”. O foco é enfatizar a importância e o valor dos sentidos, como sentir aromas de perfumes, ouvir música, saborear alimentos, poder enxergar, tocar e realçar de que forma os sentidos podem trazer sensações boas, como gratidão e alegria. O espaço contava com música ambiente, difusor de essências e fotos-lembranças suspensas no teto da sala. Todos os profissionais que passaram pelo local puderam procurar suas fotos e retirar a sua lembrança.