AME Itapevi inicia participação no “Corujão de Cirurgias Eletivas” do Governo do Estado

Publicado em: 24/06/2022

Unidade fará procedimentos para tratamento de varizes

Com objetivo de agilizar o atendimento dos pacientes e diminuir a fila de espera por cirurgias eletivas, no mês de maio o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi iniciou sua participação no programa “Corujão de Cirurgias Eletivas”, firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação do ABC por meio de termo aditivo ao contrato de gestão. Serão realizados, em média, 20 procedimentos de escleroterapia com espuma por mês, ou 160 atendimentos no período de maio a dezembro. A técnica é indicada para o tratamento de varizes.

Todos os pacientes são inseridos na agenda da unidade por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) para avaliação com cirurgião vascular. Após a consulta médica, o procedimento é agendado.

O governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou em 25 de maio o programa de cirurgias para zerar a fila de mais de 538 mil cirurgias cadastradas na CROSS. Com objetivo de acabar com a demanda reprimida, haverá cirurgias extras na rede estadual, remuneração dobrada nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e a contratação de serviços privados.

A estratégia tem duração prevista para quatro meses, contempla 54 cirurgias ofertadas no SUS em sete especialidades, como do aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia.

PROCEDIMENTO

A técnica de escleroterapia, feita através de punção guiada por ultrassonografia, consiste em injetar nas veias medicamento em forma de espuma, capaz de secar os vasos com má circulação do sangue. Essa solução faz com que a veia inflame e feche, o que obriga o sangue a se redirecionar para veias saudáveis. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo e utilizado no tratamento de veias varicosas e úlceras venosas.