Publicado em: 04/10/2024
Em 27 de setembro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, sob a gestão da Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promoveu a campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar sobre a importância da saúde mental, a prevenção do suicídio e a valorização da vida.
O estigma em torno da saúde mental dificulta o acesso à informação e ao suporte necessário. Problemas de saúde mental e suicídio podem surgir de forma sutil, tornando-se mais evidentes ao longo do tempo. Essa manifestação inicial, combinada com a falta de informações, dificulta significativamente o diagnóstico, tratamento e prevenção.
Para combater esse estigma, é essencial discutir o tema de forma aberta. Com esse objetivo, o Núcleo de Segurança do Paciente do AME desenvolveu diversas ações direcionadas a colaboradores e pacientes. As iniciativas incluíram painéis informativos, distribuição de mensagens de encorajamento, orientações sobre autocuidado mental e estímulo à busca de ajuda profissional, que podem ser decisivos em momentos de crise.
O AME Itapevi reconhece que o incentivo à saúde mental deve vir de todos os setores, especialmente do ambiente de trabalho, onde as pessoas passam uma parte significativa de seu dia. Nesse sentido, foi criado o “Correio Amarelo”, uma iniciativa que possibilitou a troca de mensagens de apoio e incentivo entre os colaboradores, promovendo a valorização da vida.
O principal objetivo dessas ações foi disseminar informações e gerar um impacto positivo na saúde mental de trabalhadores e pacientes, além de estimular uma reflexão sobre a importância da vida.