AME Itapevi realiza palestra sobre o autismo

Publicado em: 28/04/2023

A Comissão interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi realizou recentemente uma palestra sobre o Autismo, ministrada pela psicóloga da unidade, Maxcilene Alves.

A profissional destacou no evento destinado aos colaboradores do AME a importância de informar e sensibilizar as pessoas sobre o que é o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), pois, devido à sua complexidade, ainda é pouco compreendido pela sociedade.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento com diferentes formas de manifestação nas áreas da socialização, comunicação e comportamento. As pessoas com espectro do autismo podem apresentar diferentes características, como dificuldades na comunicação, comportamentos repetitivos e estereotipados, hipersensibilidade sensorial, dificuldades na interação social e dificuldades na compreensão de emoções. A maior incidência revela-se em pessoas do gênero masculino, sendo a proporção de quatro meninos autistas para cada menina.

A palestrante no AME Itapevi explicou que, após o diagnóstico por médicos neurologista e psiquiatra, o tratamento deve ser realizado com uma abordagem multidisciplinar, intervenções comportamentais e/ou medicamentosas, além de outras terapias alternativas.

“A função dos pais e da sociedade na vida de uma pessoa que tenha o espectro do autismo é dar acessibilidade, estimular a aprendizagem e garantir a inclusão em todos os aspectos sociais”, informou a psicóloga Maxcilene Alves.