AME Mauá, FUABC e Central de Convênios celebram o Outubro Rosa

Publicado em: 21/10/2022

No AME Mauá, conscientização voltada aos funcionários ocorreu no dia 20/10

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá realizou nesta semana ação em comemoração ao Outubro Rosa, mês dedicado à divulgação de informações sobre o câncer de mama, em busca de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Em 20 de outubro, a unidade organizou um dia de conscientização voltado aos funcionários, reforçando a importância da prevenção, além da colocação de cartazes e incentivo à vestimenta rosa.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. A incidência varia entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

A mamografia é o exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama, recomendada pelo Ministério da Saúde na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia recomendam o rastreamento anual a partir dos 40 até os 75 anos.

MANTENEDORA E CENTRAL

Os funcionários da sede administrativa da Fundação do ABC e da Central de Convênios estiveram reunidos em 21 de outubro, todos vestidos de rosa, em alusão ao mês de prevenção do câncer de mama. Divulgações nas redes sociais e exibição de vídeo feito especialmente para a data marcaram o evento, que reuniu mais de 150 pessoas em café da manhã temático.

Funcionários da FUABC e da Central de Convênios reunidos em 21 de outubro