AME Mauá inicia oficinas terapêuticas entre colaboradores

Publicado em: 11/01/2023

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá iniciou este ano um projeto de oficinas terapêuticas entre colaboradores da unidade. O objetivo é trabalhar assuntos como autoestima, autoconhecimento, confiança, colaboração em equipe e criatividade. Foram organizadas quatro oficinas no início de janeiro, com cerca de 25 funcionários de vários setores. A ação é coordenada pela psicóloga da unidade, Aline Gobeti, a pedido da nova Diretoria da unidade, que assumiu a gestão provisoriamente em dezembro.

Nas atividades, os funcionários trazem contos com temas variados para discutirem entre si. Contos são narrativas curtas sobre histórias que podem retratar aspectos pessoais ou criações fictícias. Objetos que remetem a lembranças passadas também são utilizados. Durante a atividade, são abordados vários temas relacionados à resolução de problemas e busca por soluções, o que auxilia diretamente na rotina de trabalho de atendimento à população. “A sensibilidade é o maior instrumento em um serviço de saúde, pois lidamos com seres humanos. É preciso enxergar além do físico e do emocional. A experiência foi maravilhosa. Além de trabalharmos os relacionamentos, abordamos a importância da saúde mental do trabalhador. Muitos encontraram ali um espaço de escuta e acolhimento. E uma equipe que se sente vinculada é uma equipe colaborativa”, explica Aline.

Diante da experiência positiva e da aceitação das equipes, as oficinas terapêuticas serão aprimoradas e devem ser ampliadas durante o ano.