AME Mauá participa de ‘Corujão da Saúde’ do Governo do Estado

Publicado em: 15/10/2021

AME Mauá iniciou em outubro a agenda de 670 exames de endoscopia digestiva alta no Corujão da Saúde

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá está estre as unidades selecionadas pela Secretaria de Estado da Saúde para a retomada do “Corujão da Saúde”. A nova fase do programa do Governo do Estado de São Paulo foi anunciada no final de setembro, com objetivo de atender a uma demanda reprimida de 335 mil exames, de mais de 11 tipos diferentes, e em diversas especialidades que foram cadastrados pelos municípios na Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) até o dia 31 de agosto. Além disso, o programa também irá oferecer 19,1 mil sessões de radioterapia para o tratamento de mil pacientes.

Parceria entre o Governo do Estado e a Fundação do ABC, o AME Mauá deu início neste mês de outubro a agenda de exames de endoscopia digestiva alta dentro do Corujão da Saúde, com previsão de 670 exames até dezembro. Além disso, há expectativa de iniciar em breve agenda para 650 cirurgias de catarata, assim como diversos exames em Oftalmologia.

“Temos estrutura compatível e profissionais altamente qualificados para a realização destes procedimentos. Estamos prontos para contribuir com o Governo do Estado e a Secretaria de Saúde, a fim de agilizar serviços represados em função da pandemia e beneficiar a população que aguarda por esses exames e procedimentos”, revela o diretor-geral do AME Mauá, Dr. Airton Gomes.

ONCOLOGIA

Nesta nova fase do Corujão da Saúde, grande parte dos esforços está direcionada à área de Oncologia, para agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer. “Temos a obrigatoriedade de agilizar não somente os diagnósticos destes pacientes, como também o início do tratamento”, explicou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Entre as unidades da Fundação do ABC que contribuirão com este trabalho está o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista. A unidade estará responsável pela realização de 200 exames até dezembro, sendo 100 de colonoscopia e 100 de esogastroduodenoscopia.

HISTÓRICO DO ‘CORUJÃO’

No primeiro semestre de 2019, o Governo de São Paulo lançou a primeira fase do Corujão da Saúde para atender pacientes de todas as regiões do Estado. Naquele ano, foram realizados 143 mil exames de endoscopia, mamografia e ultrassonografia. Também houve um Corujão especial para cirurgias de catarata, com 6,3 mil procedimentos do tipo em todas as regiões. Na área oncológica, ação localizada do programa ocorreu na região de Bauru para atender 65 pacientes que precisavam de tratamento radioterápico.