AME Praia Grande renova contrato com a Fundação do ABC

Publicado em: 18/10/2018

Novo acordo é válido por cinco anos e terá início a partir de novembro

 

Nos últimos cinco anos, unidade realizou 117 mil consultas, 240 mil exames e 4.400 cirurgias

Após processo de concorrência pública, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande renovou contrato de gestão com a Fundação do ABC, que passa a valer a partir de novembro e tem validade de cinco anos. Essa é a segunda renovação contratual entre as partes. A unidade é gerida pela FUABC, em parceria com o Governo do Estado, desde a inauguração, em 2009.

Desde que abriu as portas o AME-PG ocupa lugar de protagonismo na assistência de baixa e média complexidade para a população dos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe, São Vicente, Itanhaém, Pedro de Toledo e Itariri. Considerando a estatística média dos últimos cinco anos, a unidade realiza, por ano, cerca de 117 mil consultas e procedimentos, 240 mil exames e 4.400 cirurgias.

“Neste período, além de cumprirmos nossas metas contratuais de atendimento, conseguimos nos tornar referência para a região da Baixada Santista. Hoje as regulações municipais têm o AME-PG como principal referência no atendimento de especialidades e diagnósticos. Desde a inauguração atendemos população de sete municípios e todos os serviços de saúde municipais criaram uma integração absoluta com a unidade. Até quando não somos referência, como em casos de cirurgias maiores e exames de alta complexidade, por exemplo, conseguimos dar encaminhamento ao paciente, o que agiliza a sequência do tratamento nas redes de saúde”, explica o diretor-geral da unidade, Dr. Cássio Lopes.

Os progressos foram muitos. A unidade foi selecionada, em 2017, como referência na Baixada Santista para diagnóstico de recém-nascidos com microcefalia – malformação congênita que afeta o desenvolvimento e o crescimento normais do cérebro. O AME-PG recebeu da Secretaria de Estado da Saúde equipamento destinado a realização do exame BERA, que identifica o potencial auditivo de crianças com até dois meses. As vagas são disponibilizadas diariamente para os municípios agendarem as consultas dos bebês.

Após identificação do excesso de demanda, a unidade também tornou-se referência na Baixada Santista para realização de pequenas cirurgias de mão. Antes, os usuários da região eram encaminhados para a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na Capital. Apesar da baixa complexidade dos casos, pacientes frequentemente eram encaminhados à unidade com sintomas e diagnósticos parecidos. Alegavam, em geral, dores e limitação dos movimentos. Após análise, a diretoria decidiu absorver a demanda e incluiu o serviço no orçamento, sem onerá-lo. Todos os pacientes são submetidos a sessões de fisioterapia e acompanhamento ambulatorial.

A atual gestão também revolucionou ao disponibilizar na unidade um tratamento alternativo de varizes, denominado escleroterapia com espuma. Entre as principais vantagens do método é ser indolor, sem anestesia e sem internação. A técnica consiste em injetar nas veias medicamento em forma de espuma (polidocanol), capaz de secar os vasos com má circulação do sangue. A prática foi aprovada em 2017 pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), do Ministério da Saúde, para utilização em serviços públicos de Saúde do País.

CAMPANHAS

Além de consolidar avanços assistenciais, a unidade organiza diversas atividades de humanização relacionadas à segurança da saúde de funcionários e pacientes. Anualmente são feitos eventos alusivos a campanhas de vacinação contra a gripe, prevenção de diabetes, arrecadação de leite e também sobre o Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama) e Novembro Azul (combate ao câncer de próstata). As equipes também promovem cursos de primeiros socorros e para formação da brigada de incêndio, treinamentos motivacionais, campanhas de agasalho e aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A unidade em Praia Grande conta com mais de 15 especialidades médicas e não médicas à disposição da população e cerca de 20 tipos de exames, além de pequenas cirurgias. A estrutura conta com centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésica, 25 consultórios, salas de medicação/exames, entre outras áreas.