Enfermagem do AME Santo André conscientiza sobre assepsia correta das mãos

Publicado em: 21/05/2021

Ação foi organizada dia 12 de maio

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Santo André promoveu dia 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, uma atividade de sensibilização junto aos profissionais da área quanto ao processo de assepsia correta das mãos, com foco na importância deste requisito básico para a segurança do paciente, do profissional e dos usuários em geral. O Dia de Higienização das mãos é celebrado mundialmente em 5 de maio.

Simbolizando a invisibilidade que os microrganismos representam durante o cuidado, os profissionais foram vendados e encaminhados para uma área colorida com tinta guache, onde fizeram processos semelhantes aos já desempenhados na rotina de trabalho. Posteriormente, ainda vendados, foram direcionados para executar a higienização das mãos. A metodologia ativa de ensino possibilitou uma autoavaliação e revisão da técnica de maneira coletiva.

O projeto foi batizado com o nome “aCORdar”, representando uma ação de conscientização pelo Dia Mundial de Higienização das Mãos e uma homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem.