AME Santo André e Associação dos Voluntários da Saúde doam livros a pacientes com câncer

Publicado em: 19/05/2023

Projeto de humanização em parceria com a AVSSA beneficia usuários do Centro de Oncologia e seus acompanhantes

 

O Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André (AME-SA) recebeu em maio doação de livros feita pela Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André (AVSSA). Trata-se de projeto de humanização e incentivo à leitura, em que os pacientes do Centro de Oncologia e respectivos acompanhantes podem consultar uma pequena biblioteca instalada no local de atendimento.

“Caso o usuário goste do livro, ele pode levar para casa sem custo e sem a necessidade de devolução. É um presente do AME-SA, que conseguimos viabilizar graças à valiosa parceria com a AVSSA, as nossas queridas ‘Rosinhas’, uma organização que realiza um trabalho fantástico, com humanização, sensibilidade e acolhimento”, reconhece a diretora-geral do AME-SA, Dra. Maria Odila Gomes Douglas.

Fundada há 24 anos, em 1999, a AVSSA teve sua primeira sede no Centro Hospitalar Municipal de Santo André – unidade que até hoje permanece com o trabalho de voluntariado. Em 2010, as “Rosinhas” ampliaram a atuação e começaram a prestar serviço em outra unidade gerenciada em parceria com a Fundação do ABC: o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein. A partir de maio deste ano, o AME Santo André entrou para a lista de beneficiados.

ONCOLOGIA AME-SA

O Centro Oncológico do Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André foi inaugurado em novembro de 2022, com capacidade operacional para mais de 6,2 mil sessões de infusão (quimioterapia) e 18 mil consultas médicas e não médicas por ano. Estão disponíveis 10 boxes com poltronas, sala de emergência, farmácia, consultório médico, consultório multiprofissional e posto de enfermagem, além de sistema de ar-condicionado, rede de gases, recepção e banheiros exclusivos.

O AME-SA recebe casos de média e baixa complexidades e os atendimentos no local ocorrem nas áreas de câncer de mama, colorretal e próstata, englobando sessões de quimioterapia, consultas oncológicas e exames. A unidade funciona como braço de apoio do Hospital Estadual Mário Covas – equipamento de saúde referência em Oncologia para a região do ABC Paulista, também sob gestão da FUABC. Os pacientes são encaminhados ao AME pelo Hospital, juntamente com o plano terapêutico e o envio dos medicamentos. As vagas são reguladas pelo Governo do Estado.