AME Santo André estimula cuidados sobre higienização das mãos

Publicado em: 12/05/2023

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André deu início em maio à Campanha de Higienização das mãos deste ano. A equipe do AME-SA disponibilizou materiais sobre a importância da lavagem das mãos em todos os computadores da unidade, no Portal Intranet e nos televisores localizados na Recepção Central, Oncologia e demais andares. Anualmente a ação é organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que neste ano iniciou a campanha dia 5 de maio, com o tema “Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS – Higienize Suas Mãos”.

O objetivo da campanha é manter um perfil global sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde e unir as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo. A correta higiene das mãos salva milhões de vidas todos os anos quando realizada nos cinco momentos durante a prestação de cuidados em serviços de saúde: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.

Iniciativas como esta demonstram a preocupação do AME-SA em evitar riscos e prevenir Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) entre pacientes e colaboradores. No Brasil, a campanha é endossada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais e em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).