AME Santo André imuniza colaboradores contra Covid-19 e Influenza

Publicado em: 12/05/2023

As equipes do Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André (AME-SA) vacinaram, dias 27 e 28 de abril, 104 funcionários contra a Covid-19 e 117 contra o vírus da Influenza, inclusive colaboradores terceirizados.

Segundo a Campanha Nacional de Vacinação de 2023, promovida pelo Ministério da Saúde, as vacinas contra a Covid-19 e Influenza podem ser administradas de maneira simultânea, contemplando o profissional da saúde por ter maior risco de exposição e transmissão dos vírus a pessoas que potencialmente podem evoluir com agravamento e complicações.

A ação no AME-SA foi conduzida pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionado a Assistência à Saúde (SCIRAS), em parceria com a Coordenação de Enfermagem e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), sob orientação do Centro de Imunização de Santo André.

As vacinas bivalentes, que contemplam mais uma cepa de um vírus, oferecem proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron.

“A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas por evitar a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida e saúde das pessoas vitimizadas”, alerta a enfermeira do SCIRAS do AME-SA, Rita Maria Santos Spontão.