AME Santo André organiza Semana de Segurança do Paciente

Publicado em: 13/05/2022

Entre 25 e 29 de abril, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André realizou diversas ações relacionadas à Semana de Segurança do Paciente. A iniciativa visa reforçar as 6 metas de segurança do paciente, segundo a Portaria 529/2013 que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do Ministério da Saúde, e a RDC Nº 36/2013, que estipula ações sobre o tema em serviços de saúde do País.

A unidade realizou a entrega de panfletos sobre o assunto, além de apresentar palestras e oferecer treinamento ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). Também organizou uma dinâmica envolvendo os temas abordados. O evento foi organizado pelo NSP, com suporte do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

As atividades têm por objetivo conscientizar e reforçar a importância do cumprimento das 6 metas de segurança do paciente: identificar os pacientes corretamente; melhorar a efetividade da comunicação entre os profissionais; promover a segurança no uso de medicações; assegurar cirurgias em local de intervenção correto, procedimento correto, no paciente correto; reduzir o risco de infecção associada aos cuidados de saúde por meio da higienização das mãos; e reduzir o risco de lesão aos pacientes decorrentes de quedas e lesões por pressão.

No dia 26, uma técnica em segurança do trabalho, junto à enfermeira da equipe, percorreu os setores assistenciais e administrativos para realizar conscientização sobre a identificação correta do paciente, conforme diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e protocolos internos da unidade. Foram distribuídos panfletos aos pacientes com explicações sobre a importância de se identificar aos profissionais de forma correta.

No dia seguinte, foi realizada uma dinâmica com uma árvore feita de bexigas. No interior delas havia uma pergunta relacionada às 6 metas de segurança. O colaborador estourava uma bexiga e respondia à pergunta.

Em 27 de abril, foi organizado um treinamento para o NSP, que consistia em uma videoaula sobre segurança do paciente e os 5 níveis de cuidado com o paciente.

Por fim, no último dia, os colaboradores receberam bombons com um “erro de informação”, como forma de alertar quanto à necessidade de identificação e o cumprimento das normas de segurança. Material sobre cirurgia segura também foi distribuído às equipes.

VACINAÇÃO

Em abril, a unidade também organizou uma campanha de vacinação destinada aos colaboradores, em conformidade com a Campanha Nacional de Vacinação promovida pelo Ministério da Saúde. Ao todo, foram aplicadas 180 doses, sendo 117 contra a gripe (Influenza) e 63 da vacina tríplice viral, conhecida como SRV, que previne contra as doenças sarampo, caxumba e rubéola.